Notícias

Ely Aguiar rebate crítica de Luizianne Lins ao Ronda do Quarteirão

Por ALECE
14/06/2012 15:09 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Ely Aguiar (PSDC) - Foto: Paulo Rocha

O deputado Ely Aguiar (PSDC) comentou, na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (14/06), as críticas feitas ontem pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), à política de segurança pública do Governo do Estado e, em especial, ao programa Ronda do Quarteirão. Segundo ele, ela teria dito que se trata de uma “invenção milagrosa que não deu certo”.

Ely classificou o Ronda como um dos melhores programas já implantados no Brasil, ao ponto de já ter sido copiado em outros estados do País. “Não é o Ronda uma polícia investigativa. Não é o Ronda uma polícia para combater o crime organizado. É uma polícia comunitária colocada no meio da rua para atender às necessidades mais urgentes das vítimas dos facínoras”, explicou.

O parlamentar admitiu que falhas precisam ser corrigidas. Contudo, ponderou que moradores de cidades ainda não atendidas pelo programa reclamam, diariamente, a implantação do Ronda. “Não é só uma polícia que prende, desarma e patrulha. Mas também atende pessoas. Quantos partos já foram feitos por PMs do Ronda? Quantas apreensões de armas? Se não fosse o Ronda, a violência seria ainda mais acentuada”, disse.

Segundo ele, pelo menos 40 grandes cidades cearenses já contam com o programa. “É uma polícia que tem prestado uma larga folha de serviços”, considerou. Ely foi complementado pelo deputado Mário Hélio (PMN).“Lembramos muito bem que, até pouco tempo, a segurança pública do Ceará fazia vergonha. E, agora, a prefeita quer desqualificar o maior programa que o Estado já viu?”.

Para ele, a segurança pública é setor dependente de políticas públicas em outras áreas. “A primeira é a do equipamento. E foi resolvido. Mas precisamos também da ajuda dos municípios, que precisam fazer programas para tirar o jovem da rua. Profissionalizar o jovem”, avaliou.

O deputado Roberto Mesquita (PV) lembrou que o Ronda do Quarteirão foi uma promessa de campanha do governador Cid Gomes em 2006. “O Ronda é um bom programa. Com relação à sensação de segurança que imaginávamos que iríamos ter, temos que discutir. O efeito na qualidade da segurança não foi o esperado. Daí a criticar o programa, não sei se é o correto. O Ronda foi uma conquista do povo”, frisou.
BC/CG

Veja também