Notícias

IV Semana do Bebê é tema de reunião na Comissão da Infância e Adolescência

Por ALECE
14/05/2015 14:00 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Comissão da Infância e Adolescência - Foto: Paulo Rocha

A IV Semana do Bebê foi apresentada em reunião ordinária da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (14/05). O evento ocorre entre os dias 17 e 24 de maio e tem como tema “Nascimento e Desenvolvimento Seguros: a importância dos primeiros 1.000 dias de vida”. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de acompanhar o desenvolvimento da criança, desde a gestação até os três anos de idade.

A superintendente do Instituto da Infância (Ifan), Luiza Laffite, presente à reunião, afirmou que o evento “não só motiva a família, mas motiva o Poder Público - que tem o dever de garantir os direitos - e a sociedade civil - que também tem que fazer o seu papel em prol do desenvolvimento da primeira infância.” O Ifan e a Prefeitura de Fortaleza são os responsáveis por realizar a IV Semana do Bebê.

O deputado Renato Roseno (Psol) avaliou que a primeira infância é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. “Os primeiros três anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento biológico, neuronal, afetivo”, ressaltou o parlamentar. A deputada Augusta Brito (PCdoB) também esteve presente na reunião.

A abertura da Semana do Bebê ocorre no próximo domingo (17/05), a partir das 9h, na Casa José de Alencar, com um piquenique para bebê (babynic). Também serão realizadas atividades lúdicas voltadas para crianças, como contação de histórias, além da oferta de serviços na área de saúde e proteção, como por exemplo, o Teste do Olhinho. “Esse ano estamos com atividades nas áreas da saúde, educação, lazer, recreação, segurança, proteção”, adiantou Luiza Laffite.

A programação ocorre em postos de saúde, escolas, hospitais e shoppings. Ao todo, serão cerca de 400 atividades desenvolvidas durante a semana. A iniciativa surgiu na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, há 14 anos. Desde o início, a Semana do Bebê tem o objetivo de chamar a atenção do Governo, das famílias e da sociedade civil para a importância dos primeiros anos de vida.
Da Redação

Veja também