Notícias

Programa Abluesando destaca edição do American Folk Blues Festival

Por ALECE
09/10/2015 18:35 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Programa Abluesando destaca edição do American Folk Blues Festival


O Abluesando, da FM Assembleia (96,7Mhz), apresenta, nesta sexta (09/10), a primeira edição do American Folk Blues Festival, evento que contou com os principais nomes do blues americano.  Com produção e apresentação de Robério Lessa, o programa vai ao ar às sextas-feiras, às 20h.

O festival foi idealizado pelos produtores alemães Horst Lippmann e Fritz Rau, que, ao lado do músico e caça-talentos Willie Dixon, reuniram a nata do blues de Chicago para uma excursão ao velho continente.

Além de Willie Dixon, que comandou o baixo nas apresentações, a primeira edição do festival teve a participação dos guitarristas T-Bone Walker, John Lee Hooker, Brownnie McGhee, o pianista Memphis Slim, os gaitistas Sonny Terry e Shakey Jake e o baterista Jump Jackson.

O American Folk Blues Festival aconteceu de 1962 a 1971 e ajudou o blues a alcançar uma audiência de jovens europeus. E os músicos de blues logo descobriram que podiam ganhar mais dinheiro tocando na Europa do que em Chicago. Eles tocaram em salas de concerto e foram tratados como realeza. Dixon tocou na turnê por três anos. Tornou-se então o contato em Chicago para Lippmann e Rau na contratação de músicos de blues para a turnê. O maior impacto da turnê foi na Inglaterra, em Londres, onde atuaram no Crawdaddy Club, de Giorgio Gomelsky, em Richmond, região sudoeste da capital britânica.
DF/JU

Veja também