Notícias

Programas de rádio transmitidos no Brasil são tema no Gonzagando

Por ALECE
05/05/2022 13:16 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

O programa Gonzagando, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), nesta quinta-feira (05/05), destaca os programas de rádio no Brasil desde a década de 1920 até o início de 1960, como as radionovelas, programas de auditório, as cantoras eleitas Rainhas do Rádio, programas humorísticos e de variedades.

A radionovela chegou ao Brasil nos “anos dourados do rádio”, por volta de 1941, ocasião em que foi ao ar também a novela cubana “Em Busca da Felicidade”, de Leandro Blanco, adaptada por Gilberto Martins. Além disso, no Rio de Janeiro, houve a construção de estúdios com auditórios anexos para a realização de eventos ao vivo dos programas de calouros.

A participação do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, no rádio aconteceu no início da década de quarenta, quando foi convidado a trabalhar no programa “A Hora Sertaneja”, junto ao artista Alfredo Ricardo do Nascimento, conhecido como Zé do Norte, paraibano e pioneiro na divulgação da cultura nordestina. O programa era levado ao ar na rádio Transmissora, atual rádio Globo.

Com produção e apresentação de Emília Barbosa, o programa Gonzagando vai ao ar às quintas-feiras às 20h.

LV/CG

Veja também