Notícias

Questão de Ordem desta sexta-feira aborda Dia Mundial do Autismo

Por ALECE
01/04/2022 17:39 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, nesta sexta-feira (01/04), a coordenadora do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Ana Sáskya Vaz de Araújo, e o orientador de Célula do Ciadi, Bráulio Costa Teixeira. Os convidados vão falar sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado em dois de abril, e o trabalho realizado pelo Ciadi da Alece.

Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou a data como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, com o objetivo de despertar a atenção da sociedade e ajudar milhões de pessoas que têm o transtorno ou aquelas que sequer foram diagnosticadas.

A data tem o propósito de levar informação à população para reduzir a discriminação, preconceito e negligência contra os indivíduos que apresentam o transtorno do espectro autista (TEA).

O TEA afeta habilidades de percepção social e prejudica em intensidades diversas áreas do neurodesenvolvimento motor, cognitivo, sensorial e de comunicação social do autista, que se manifesta diferente em cada pessoa.

O Ciadi foi criado pela resolução nº 719, de 20 de maio de 2021, com a finalidade de oferecer atendimento a crianças de dois a 12 anos e adolescentes até 16 anos com TEA, bem como crianças de dois a sete anos com síndrome de Down dependentes dos servidores da Alece e a comunidade do entorno do Poder Legislativo.

Para desenvolver suas atividades, o Ciadi da Alece conta com uma equipe de profissionais para a gestão do centro e outra equipe multiprofissional, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, musicoterapeutas, médico psiquiatra infantil, médico pediatra, neuropediatra infantil, psicopedagogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

Ana Sáskya Vaz de Araújo é fonoaudióloga, mestranda em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e cursa MBA em Gestão e Governança Pública pela Escola do Parlamento Cearense (Unipace).

Já Bráulio Costa Teixeira é enfermeiro, residente em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Publica do Ceará (ESP/CE), especialista em Gestão em Saúde e Gestão em Redes pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e mestrando em Saúde da Criança e do Adolescente pela Uece.

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.

WT/LF
 

Veja também