Antônio Granja aponta avanços na saúde do Ceará nos últimos anos
Por Gleydson Silva05/04/2023 12:00 | Atualizado há 9 meses
Compartilhe esta notícia:
O deputado Antônio Granja (PDT) apontou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quarta-feira (05/04), as conquistas e os avanços da saúde no Estado, nos últimos anos.
Para o parlamentar, as melhorias são evidentes desde o governo de Cid Gomes, quando começaram a ser construídos os hospitais regionais. “São hospitais extremamente importantes para a saúde do Ceará, pois evitam que tudo seja trazido para Fortaleza, lotando as unidades da Capital”, pontuou.
O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, conforme dados apontados pelo deputado, já realizou, mais de mil cirurgias de fêmur, além de procedimentos em diversas áreas, com leitos de UTI funcionando, clínica médica, e a cirurgia vascular. No entanto, o deputado avalia a necessidade de funcionamento pleno da unidade de saúde. “Em breve, vários serviços também devem funcionar, começando pelas cirurgias de traumatologia, indo para as fraturas, a oncologia, a pediatria, ginecologia e, se Deus quiser, logo a emergência traumatológica”, disse.
Antônio Granja avaliou que a Saúde segue como prioridade no governo atual. Para ele, isso é comprovado com a aprovação, na terça-feira, das mensagens do Poder Executivo, como a que trata do piso dos agentes comunitários, do plano estadual para redução de filas de cirurgias, e o que trata da convocação dos aprovados no concurso da Funsaúde.
Em aparte, o deputado Antônio Henrique (PDT) reconheceu o trabalho feito na área da saúde na gestão de Cid Gomes, com a construção dos Hospitais Regionais, mas cobrou o pleno funcionamento dessas unidades, principalmente a emergência. “Imagino ainda como é doloroso para um paciente que precisa de quimioterapia e para seus familiares ter que sair do Interior até a Capital para fazer um tratamento tão sério”, observou.
O deputado Alcides Fernandes (PL) elogiou a estrutura do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, que observou em visita à unidade, mas criticou atrasos nos salários de médicos e cobrou plena utilização do espaço para benefício da população.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também