Oradores

Baquit denuncia apropriação indevida de recursos da Previdência em Quixeramobim

Por ALECE
26/09/2017 15:53 | Atualizado há 10 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Osmar Baquit Deputado Osmar Baquit - Foto: Máximo Moura

O deputado Osmar Baquit (PSD) fez pronunciamento nesta terça-feira (26/09), durante o segundo expediente, para denunciar que o prefeito de Quixeramobim, Clébio Pavone, está remetendo projeto de lei àquela câmara municipal para poder se apropriar dos recursos da Previdência Municipal, cerca de R$ 4,5 milhões. O montante, conforme afirmou Baquit, é a garantia de pagamento das aposentadorias e pensões aos ex-funcionários.

“Se a Câmara Municipal aprovar o projeto da Prefeitura, a previdência irá quebrar”, disse o deputado, avisando que a situação financeira do município é precária. Segundo ele, na porta da Prefeitura de Quixeramobim está acampado um empresário cobrando cinco meses de aluguel de máquinas em atraso.

Para Baquit, a situação financeira da Prefeitura é decorrente da falta de planejamento. “Foram contratadas pessoas demais, e agora não há como pagar os compromissos financeiros. Não há sequer calendário de pagamento dos servidores, que estão com salários em atraso”.

O parlamentar defendeu que a Câmara Municipal não aprove o projeto, porque, segundo ele, apropriar-se de recursos da Previdência se configura uma ilegalidade. “O dinheiro que não poderia ser mexido. Querem que o sistema de Previdência quebre. E isso é ilegal”.

Osmar Baquit avaliou que existe, hoje, um contraste entre a administração anterior e a atual. De acordo com o parlamentar, o antecessor de Clébio Pavone, Cirilo Pimenta, conseguiu várias realizações, entre essas, assegurar o abastecimento de água durante a seca e a industrialização do município, deixando a gestão com 52 obras em execução. “Mas, por falta de planejamento, o caos se instalou em Quixeramobim”.  

Em aparte, o deputado Tomaz Holanda (PPS) revelou conhecer as dificuldades daquele município, porém discorda de parte do pronunciamento de Baquit. “Não posso concordar com tudo. Há uma crise econômica que afetou todas as cidades brasileiras, e o prefeito Clébio (Pavone) pegou a cidade arrasada. Mesmo assim, (ele) não tem medido esforços para melhorar todos os índices. A única coisa limpa que ele encontrou foi o cofre da Prefeitura”, ironizou.

JS/PN

Veja também