Dr. Santana defende Programa de Proteção ao Emprego
Por ALECE07/07/2015 16:45 | Atualizado há 10 meses
Compartilhe esta notícia:
O Programa de Proteção ao Emprego (PPE) do Governo Dilma Rousseff, elaborado com o objetivo de evitar a demissão de trabalhadores por empresas em dificuldades financeiras, foi defendido pelo deputado Dr. Santana (PT), em pronunciamento no segundo expediente da sessão plenária desta terça-feira (07/07). De acordo com o parlamentar, essa é uma das ações que o Governo Federal tem elaborado em defesa do trabalhador, prejudicado com a crise econômica do País.
O programa vai permitir a redução de até 30% da jornada de trabalho, com diminuição proporcional dos salários dos trabalhadores, em períodos de crise. O petista explicou que a medida provisória que cria o PPE foi assinada pela presidente, mas ainda precisa ser analisada e aprovada pela Câmara Federal.
Dr. Santana explicou ainda que a medida prevê que a União complemente metade da perda salarial por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador. “Esta compensação está limitada a R$ 900,84, o que corresponde a 65% do valor do maior benefício do seguro-desemprego”, disse.
O parlamentar comentou também sobre a crise econômica e ponderou se tratar de “uma crise cíclica do sistema capitalista, que ocorre em nível internacional, sendo a Grécia o maior exemplo”. Dr. Santana observou que é uma tendência, em tempos de crise, que os governos repassem “a conta da crise aos trabalhadores”. “No capitalismo, o poder maior sempre impõe suas intenções aos menores, e, felizmente, nosso Governo tem encontrado maneiras para tentar diminuir os efeitos dessa crise”, defendeu.
O parlamentar falou, ainda, sobre o cancelamento da construção da refinaria Premium II. Segundo ele, o governador Camilo Santana irá tomar providências no sentido de que haja algum ressarcimento ao Ceará.
Ele disse que uma ótima alternativa é a instalação de gasodutos na região do Cariri, para que se possa explorar o gás natural. “Um meio econômico que certamente irá implicar em um aumento da venda dos produtos industrializados da nossa região em nível nacional e internacional”, avaliou.
PE/CG
Veja também