Ely Aguiar destaca projeto de reinserção de presos no mercado de trabalho
Por ALECE20/08/2015 14:22 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O deputado Ely Aguiar (PSDC) ressaltou, no primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (20/08), a mensagem 7.771, que acompanha o projeto de lei de nº 55/15, de autoria do Poder Executivo. A matéria dispõe emprego para presos em regime semiaberto, aberto, em livramento condicional e egressos do sistema prisional cearense.
O projeto em questão é motivo de orgulho para o deputado, pelo fato de ter sido de sua autoria o projeto de indicação que serviu de base para a propositura do Governo do Estado. “O Governo acatou nossa ideia, com algumas modificações, e traz a mensagem a esta Casa, para ser votada em breve. Fico feliz pela minha participação. Apesar de alguns afirmarem que, no momento em que faltava trabalho para o cidadão de bem, a gente procurava alternativa para o cidadão do mal. Quero lembrar que todo mundo erra e todos merecem uma chance de recuperação”, avaliou.
Ely Aguiar explicou que, em muitos casos, aquelas pessoas que estão presas não têm antecedentes e se envolvem em crimes por obra do destino e, quando ganham liberdade, acabam por não conseguir emprego. O projeto, nomeado de Pró-Chance, promove justamente a reinserção de presos com bom comportamento e sem antecedentes no mercado de trabalho, por meio de convênios do Governo.
“Nosso desejo é que essas pessoas voltem ao seio de suas famílias e da sociedade de forma digna. Será uma alavanca social em relação ao preconceito que eles sofrem ao buscar emprego. Agradeço a todos os parlamentares que aprovaram, quando o projeto era de indicação, e agora os convoco para repetir a ação”, declarou o parlamentar.
Em aparte, o líder do governo na Casa, deputado Evandro Leitão (PDT) afirmou que o Governo reconhece a contribuição de Ely para a formulação de um projeto tão importante para a sociedade. “É muito importante que os egressos do sistema penitenciário voltem à vida social e trabalhem”, opinou. Para o deputado José Sarto (Pros) essa medida de aproveitar os egressos do sistema penitenciário com bom perfil é a melhor maneira de promover a ressocialização.
LA/AT
Veja também

Guilherme Bismarck defende debate nacional sobre segurança pública
Autor: Lincoln Vieira
Larissa Gaspar pede efetividade em políticas de saúde para crianças e adolescentes
Autor: Narla Lopes