Ely Aguiar destaca relatório sobre mortes e fugas de presídios
Por ALECE20/09/2016 14:25 | Atualizado há 10 meses
Compartilhe esta notícia:
O deputado Ely Aguiar (PSDC) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (20/09), que o Ministério Público do Ceará (MPCE) responsabilizou os agentes penitenciários e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) pela rebelião simultânea nos presídios do Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, em maio deste ano.
O parlamentar explicou que, na ocasião, após os agentes proibirem a entrada de visitas nos presídios, os presos se revoltaram e os conflitos resultaram em 14 mortos. “Com certeza, o papel do Ministério Público é muito importante, mas é preciso dizer que o Governo do Estado tem uma grande parcela de culpa nesse episódio”, apontou.
Ely Aguiar salientou ainda que, segundo o MPCE, três facções criminosas atuavam nos presídios durante as rebeliões. “Foi uma barbárie os homicídios que aconteceram nos presídios. Muitos presos fugiram e toda a culpa foi transferida para os agentes prisionais, mas o Governo do Estado foi omisso e incompetente por vários anos em deixar o crime organizado se assentar no Ceará”, criticou.
Para o deputado, o Estado vive em clima de insegurança, e as pessoas estão sempre com medo dos assaltos, sequestros e homicídios. “A população está apavorada. Desde o Governo de Cid Gomes que a segurança pública está uma lástima, e continua assim. O secretário de Segurança é uma figura decorativa e o de Justiça é um sonhador. Por isso estamos vivendo um mar de violência”, frisou.
O parlamentar ressaltou a necessidade de investir mais na segurança pública e traçar metas para minimizar a violência. “O crime organizado acha o nosso Estado um paraíso. O Governo precisa mudar isso e dar mais segurança ao povo, que está apavorado”, afirmou.
GM/AT
Veja também