Oradores

Fernanda Pessoa se despede do Parlamento cearense

Por ALECE
20/12/2022 15:43

Compartilhe esta notícia:

Deputada Fernanda Pessoa (União) - Foto: Edson Junior Pio

A deputada Fernanda Pessoa (União) se despediu da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, após o terceiro mandato, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Casa, realizada de modo híbrido, nesta terça-feira (20/12).

Eleita para a Câmara dos Deputados, Fernanda Pessoa fez uma retrospectiva do trabalho realizado e agradeceu aos parlamentares e demais pessoas que fizeram parte da equipe dela.

“Nesses 12 anos, tive a oportunidade de exercer, como mulher, um protagonismo de extrema importância nesta Casa, mas também de desenvolver um trabalho intenso e persistente nas comissões técnicas e demais organismos institucionais”, disse.

Sobre a luta pelos direitos das mulheres, a parlamentar destacou que a quantidade exercendo a liderança de comissões importantes ainda está muito aquém do ideal. “Destaco o projeto, de nossa autoria, sobre o canal silencioso para que as mulheres denunciem a violência através de um X na mão”, pontuou.

No que se refere à causa de crianças com alguma deficiência física e mental ou condição neuroatípica, Fernanda Pessoa ressaltou os projetos que deram origem às leis 15.511/14, que disponibiliza assentos na primeira fila das escolas públicas e privadas para crianças portadoras de TDAH, e 17.268/2020, que dispõe sobre a validade por tempo indeterminado de laudo pericial que atesta o transtorno do espectro do autismo no Ceará.

A parlamentar falou ainda sobre as perspectivas de buscar o desenvolvimento regional no próximo mandato. “Defenderei o município de Maracanaú, nesta tribuna ou onde eu for. Acredito que o maior PIB do Ceará merece uma atenção maior na esfera estadual”, asssinalou.

Em aparte, os deputados Evandro Leitão (PDT), presidente da Alece; Augusta Brito (PT); Romeu Aldigueri (PDT); Renato Roseno (Psol); Antônio Granja (PDT); Sérgio Aguiar (PDT); Nelinho (MDB); Nizo Costa (PT); Lucílvio Girão (PSD); Júlio César Filho (PT) e Osmar Baquit (PDT) parabenizaram Fernanda Pessoa pelo trabalho realizado na Alece e desejaram sorte no próximo trabalho em Brasília, no Congresso Nacional.

“Desejo muito sucesso nessa nova empreitada. Vossa Excelência tem tudo para continuar o trabalho realizado aqui lá em Brasília”, afirmou Evandro Leitão.

“Eu desejo à senhora um mandato como congressista muito altivo e que, em especial, tenha esse olhar regional, um olhar para o desenvolvimento do Nordeste, que ele seja uma tônica do seu mandato”, disse Renato Roseno.

Vitória Marques

Edição: Adriana Thomasi

 

Veja também