Oradores

Ferreira Aragão defende aprovação de novos cargos na Polícia

Por ALECE
10/07/2014 13:57 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Ferreira Aragão (PDT) Dep. Ferreira Aragão (PDT) - Foto: Máximo Moura

O deputado Ferreira Aragão (PDT) defendeu, em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (10/07), a aprovação do projeto de lei que propõe aumentar o número de escrivães e inspetores da Polícia Civil.  Ao todo, serão criados 355 novos cargos. O parlamentar também elogiou a Assembleia pela aprovação da proposta “e por cumprir seu papel junto à sociedade”. Com os cargos criados, os efetivos da polícia passarão para 557 escrivães e 1.300 cargos de inspetores, segundo o pedetista.  

O deputado observou que a ampliação do número de profissionais na segurança pública vai ajudar a reduzir a criminalidade. “A Assembleia hoje vai estar nos braços do povo, fazendo o seu papel. Não vai haver nenhum voto contrário”, disse o parlamentar, considerando a possibilidade de o projeto entrar em votação ainda na sessão desta quinta.
    
Ferreira Aragão citou que um simples Boletim de Ocorrência (BO) é complicado de se realizar, por falta de pessoal. “Quem mora na Aldeota tem só um distrito policial funcionando após cinco horas da tarde, para registrar um BO”. O deputado defendeu que os distritos fiquem abertos após o horário comercial.
    
O parlamentar  observou que tem alguma experiência em segurança pública e ofereceu cerca de 10 sugestões para melhorar o setor ao atual secretário Servilho Paiva . “Eu fico enfurecido quando alguém vem criticar sem conhecimento, sem conhecer nada e sem oferecer soluções”, asseverou o deputado criticando aqueles que fazem oposição ao atual governo.
    
Em aparte, o deputado Thiago Campelo (SD) adiantou que vários amigos e amigas esperam pela criação de cargos e concursos públicos, “para que a máquina da segurança seja equipada com material humano”. Para ele, todos os deputados deverão votar a favor do projeto.
    
O deputado João Batista (Pros) acrescentou que hoje há delegacias de primeiro mundo construídas na atual gestão, e agora haverá esse incremento de pessoal na Polícia Civil. O parlamentar frisou que, em 1990, foi aprovado em concurso para a Polícia e, na época, era necessário apenas primeiro grau. Hoje, quase todos os policiais possuem nível superior.  
    
A deputada Rachel Marques (PT) frisou que é relevante a votação que acontecerá hoje, criando novos cargos na Polícia. “É importante também que haja uma valorização dos profissionais e condições de trabalho”, pontuou.
JS/AT

Veja também