Guilherme Bismarck defende moradias populares em locais com melhor infraestrutura
Por Gleydson Silva14/07/2023 11:56 | Atualizado há 9 meses
Compartilhe esta notícia:
O deputado Guilherme Bismarck (PDT) defendeu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta sexta-feira (14/07), que os poderes públicos invistam mais em infraestrutura e levem unidades habitacionais populares, de programas de moradia, para áreas próximas a serviços básicos.
O parlamentar celebrou o relançamento, nesta quinta-feira (13/07) do programa de habitação Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e destacou frase dita pelo presidente Lula: “Invés de levar o povo para morar a 20 quilômetros do centro da cidade, leve o povo para onde já tem escola, asfalto, energia, linha de ônibus, postos de saúde”.
Guilherme Bismarck disseque é necessário ter um olhar atento para o crescimento das cidades e indagou o crescimento concentrado na capital, e menor no interior do Estado. “Eu pergunto: e os empregos no Interior? E o crescimento do povo no Interior das cidades? Como fazemos para atrair as empresas? Precisamos falar em como levar essa qualidade para as pessoas do Interior”, pontuou.
Atrair empresas, possibilitando a geração de empregos, segundo o deputado, passa por organizar o crescimento dos municípios e investir em sistemas viários e infraestrutura. “Isso passa por planejamento e organização das cidades, por um plano diretor, por planejamento urbano e códigos de obras das cidades, e isso precisa ser revisto”, avaliou.
O parlamentar ressaltou também a necessidade de uma reforma política no Brasil. Entre os pontos que deveriam ser debatidos, na avaliação do deputado, está a reeleição, o tempo de mandado, e eleições conjuntas - com eleição para todos os cargos em um único pleito. “Está na hora de pensar em uma nova reforma para enfrentarmos essas questões”, disse.
As ações de dois meses de mandato também foram destaque no pronunciamento do deputado. De acordo com Guilherme Bismarck, ele protocolou pedido de implantação de uma rotatória no acesso à Praia de Canoa Quebrada; a obra da passagem olhada entre Aracati e Itaiçaba; construção de centro de eventos em Aracati; retorno de vôos entre São Paulo e o município, com a reabertura aeroporto; reconstrução da passarela de Canoa Quebrada; ciclofaixas de acesso às praias, entre outros.
Como destacou, foram apresentados diversos requerimentos, mais de dez projetos de indicação, e oito projetos de lei. “Foram dois meses que aprendi muito, de muito relacionamento com deputados de muita experiência. Estou aqui para defender e ajudar os municípios que represento e o povo cearense”, ressaltou.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também