Oradores

Guilherme Sampaio aborda medidas para mulheres anunciadas pelo Governo Lula

Por Pedro Emmanuel Goes
08/03/2023 12:28 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Guilherme Sampaio (PT) Deputado Guilherme Sampaio (PT) - Foto: Junior Pio

O pacote de medidas voltadas para mulheres anunciado pelo Governo Lula, nesta quarta-feira (08/03), foi destacado pelo deputado Guilherme Sampaio (PT), em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária de hoje. Conforme o deputado, o Parlamento cearense tem o poder de agir em consonância com essas políticas, com o fim de colaborar na superação da discriminação por gênero. 

“Neste Dia da Mulher, é importante refletirmos sobre nossa atuação nesta Casa e sobre a mulher, hoje muito mais preparada para dirigir o mundo contemporâneo que o homem, mas ainda sofrendo os males oriundos do machismo e da misoginia”, disse. 

Sobre as medidas anunciadas pelo Governo Lula, ele destacou as propostas de equidade salarial entre homens e mulheres; a abertura de linhas de créditos com juros diferenciados para agricultoras e empreendedoras; editais financiando projetos dos municípios voltados para o combate à violência contra a mulher; a implantação do Dia Nacional Marielle Franco, para evidenciar as estatísticas de violência e discriminação contra as mulheres. 

No âmbito estadual, Guilherme Sampaio citou a criação da Secretaria das Mulheres e a nomeação da vice-governadora, Jade Romero, como secretária. “Uma decisão acertada do governador Elmano de Freitas e que dá peso político à pasta”, frisou.

Para ele, muitas políticas ainda precisam ser elaboradas para que se chegue próximo a um patamar ideal de equidade, e o Parlamento tem muito a oferecer nessa jornada. 

Em aparte, a deputada Dra. Silvana (PL) considerou que o machismo e a misoginia devem ser desconstruídos ainda na infância, por meio da  educação das crianças. “Inserir nas disciplinas escolares, ou mesmo criar uma disciplina só para isso, para criar a consciência nas crianças do repúdio a todo tipo de violência”, disse.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também