Oradores

João Jaime condena aumento de impostos do Governo

Por ALECE
05/08/2015 14:55 | Atualizado há 10 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. João Jaime (DEM) Dep. João Jaime (DEM) - Foto: Máximo Moura

O deputado João Jaime (DEM) criticou, no segundo expediente da sessão plenária desta quarta-feira (05/08), do aumento de impostos e taxas pelo Governo do Estado do Ceará.

“Essa Casa aprovou vários aumentos de impostos e taxas cobradas pelo Governo. Dentre elas, o imposto de transmissão de bens de herança, que teve sua alíquota reajustada de 4% para 8%. Quem tem um inventário e vai herdar um imóvel terá que pagar em dobro o imposto ao Governo”, recordou.

Segundo João Jaime, a Secretaria da Fazenda do Estado teria a intenção de taxar em 12% a carcinicultura no Ceará, atividade que já passa por grave crise econômica. “O secretário da Fazenda, no seu desejo de arrecadar mais, quer aumentar o imposto sobre camarão, uma das atividades que mais emprega no Ceará. Não bastas indústrias e barcos se deslocarem para o Norte tentando sobreviver, agora o secretário quer taxar em 12% o setor de camarão”, criticou.

De acordo com o parlamentar, os pescadores que vivem da atividade já não conseguem tirar o sustento da carcinicultura e o setor começou a desempregar e diminuir viveiros. Ele acrescentou ainda que municípios como Aracati, Camocim, Granja, Itarema, tem nas suas economias e fontes de emprego a carcinicultura e que antes de tomar essa medida ditatorial, o governador deveria conversar com esses produtores.

“O governador deve abrir sua agenda para discutir o imposto da cadeia produtiva da carcinicultura. Chega de impostos.  Já basta o do Fecop. Mas parece que a Sefaz ainda não esta satisfeita. Hoje é a carcinicultura, amanhã vai ser o coco, depois a castanha. Esse imposto deve ser analisado do ponto de vista da atividade antes de jogar um imposto assim”, declarou o deputado.
LA/AT

Veja também