Larissa Gaspar chama atenção para Combate à LGBTfobia
Por Luciana Meneses17/05/2023 12:49 | Atualizado há 9 meses
Compartilhe esta notícia:
A deputada Larissa Gaspar (PT) chamou atenção para o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quinta-feira (17/05).
Para a parlamentar, a data de 17 de Maio representa a luta pela existência e dignidade da comunidade LGBTQIA+. “Somos o país que mais mata pessoas trans e nosso Ceará também amarga índices cruéis. É inadmissível conviver numa sociedade onde se perpetra tanta violência conta essas pessoas. Por isso precisamos tanto de políticas públicas por respeito e que garantam a vida, como a criação da Secretaria da Diversidade e o Ceará pela Diversidade contra a LGBTfobia, uma cooperação técnica entre as Secretarias da Diversidade, da Segurança Pública e Defesa Social e da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) pelo Governo do Estado”, salientou.
Larissa Gaspar destacou ainda projetos de sua autoria em benefício da população LGBTQIA+ em tramitação na Assembleia Legislativa, como a criação do Fundo Estadual de Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+. “Nosso projeto de indicação 15/23 visa justamente criar um fundo para financiar políticas públicas de proteção e acolhimento dessa população, assim como o de n° 13/23 sugerindo a publicação periódica de edital de chamamento público para celebrar um Termo de Colaboração e subvencionar Organizações da Sociedade Civil (OSC) que acolham pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade, visando a execução de serviço de acolhimento provisório no Ceará”, frisou.
A deputada parabenizou ainda o governador Elmano de Freitas, que nesta terça-feira (16/05) assinou o contrato do bloco 2 de Parceria Público-Privada (PPP) para universalizar o esgotamento sanitário em sete municípios cearenses. “Nosso governador assumiu esse compromisso de universalizar o esgotamento sanitário do nosso Estado e ontem deu mais um passo importante para garantir os investimentos necessários para essa medida. Acertam Elmano e a Cagece nessa importante ação para a saúde pública, meio ambiente e geração de emprego e renda para o cearense”, assinalou.
Outro compromisso do governo estadual destacado pela parlamentar foi com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). “Eu e o deputado De Assis Diniz estivemos ontem nesse encontro do movimento com o governador, onde ele recebeu as reivindicações daquelas famílias e se comprometeu em encaminhar a criação de políticas estaduais que protejam e garantam os direitos dessas famílias”, salientou.
Larissa Gaspar comemorou ainda o anúncio da redução do preço da gasolina, diesel e gás de cozinha na última terça-feira (16/05) pelo presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates. “ Mais uma vitória do nosso presidente, que retomou projetos importantes e vem melhorando a vida do brasileiro, como prometeu”, declarou.
Em aparte, o deputado Missias Dias (PT) afirmou que o Ceará está fazendo história com suas políticas públicas pioneiras voltadas para a população LGBTQIA+. “É nossa obrigação melhorar as leis e não permitir que pessoas sejam injustiçadas por serem quem são. Sou aliado da pauta da família LGBTQIA+”, frisou.
Edição: Lusiana Freire
Veja também