Oradores

Lucílvio Girão avalia segurança pública no Ceará

Por ALECE
05/09/2017 15:09 | Atualizado há 10 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Lucílvio Girão Deputado Lucílvio Girão - Foto: Paulo Rocha

O deputado Lucílvio Girão (PP) comentou, nesta terça-feira (05/09), durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, sobre a insegurança pública no Brasil, em especial no Estado, e o empenho do governador Camilo Santana para resolver a problemática.

O parlamentar afirmou que o combate à violência também é de responsabilidade do Governo Federal, que, segundo ele, deveria trabalhar mais nas fronteiras do País. “O presidente Michel Temer tem que olhar mais para as divisas e evitar a entrada de drogas e armas pesadas no território brasileiro”, sugeriu.

Lucilvio Girão se reportou ainda à reposição do efetivo policial, que, desde o governo Tasso Jereissati, não havia. Segundo ele, muitos foram os policiais que se aposentaram na época, para não perder as vantagens, o que acabou causando déficit do efetivo policial.

“Muitos morreram, outros se aposentaram, e não houve reposição nem de policiais militares, nem de policiais civis e não houve mais concurso. Quem começou a fazer essa reposição foi o ex-governador Cid Gomes, e agora Camilo Santana, que, mesmo com dificuldade, tem investido muito em segurança”, assegurou.

O parlamentar defendeu a redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos. “Esse cidadão já vota e sabe o que quer. Eles são muito violentos”, disse. O parlamentar afirmou que os programas do Estado nas casas de ressocialização de menores infratores não surtem muito efeito, pois eles sabem que logo sairão e podem praticar novos delitos.

Lucílvio Girão disse ser favorável que o cidadão comum possa ter armas de fogo para defesa pessoal.

O parlamentar parabenizou o trabalho realizado pelo Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, onde foi bolsista há 38 anos. Desde 2013, o hospital já fez 85,3 mil atendimentos de fisioterapia, 82,4 mil consultas ambulatoriais e 5,9 mil cirurgias e conta, entre outras coisas, com 24 leitos na maternidade e oito berçários.

Em aparte, deputado Capitão Wagner (PR) parabenizou a abordagem do assunto e defendeu critérios na aquisição de porte de armas de fogo e a criação de um plano estadual de segurança.

O deputado Leonardo Pinheiro (PP) destacou o grande esforço que tem tido o Governo em resolver o problema da segurança no Estado. O Ceará já contratou mais de quatro mil policiais, entregou 300 viaturas e realizou outras ações na atual gestão.

LS/AT

Veja também