Oradores

Mesquita critica opinião de Soraia Victor sobre escolha de conselheiro do TCE

Por ALECE
20/02/2014 14:11 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Roberto Mesquita (PV) - Foto: Maximo Moura

No primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (20/02), o deputado Roberto Mesquita (PV) criticou a opinião emitida pela conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Soraia Victor, que, em entrevista ao Jornal O Povo, teria afirmado que na escolha de conselheiros a Assembleia Legislativa deveria levar em conta o melhor currículo.

Segundo o parlamentar, Soraia hoje é conselheira por decisão judicial, já que teve seu nome rejeitado em votação na Assembleia. “Soraia Victor destacou que devemos buscar conselheiros mais técnicos e menos políticos, mas essa admoestação não vem da alma, vem porque a maioria do colegiado não votou nela”, disse.

O deputado ressaltou que a conselheira esquece a lei, a Constituição, quando diz o que a Assembleia deve fazer, o que deve levar em conta. “Somos uma casa política e não nos envergonhamos disso. A Constituição nos dá o direito de escolher conselheiros. Peço que Soraia deixe de estrelismo e tenha mais humildade ao falar do Legislativo”, salientou.

Roberto Mesquita frisou que os parlamentares cearenses não precisam da opinião da conselheira para escolher o novo conselheiro do TCE. “Ela nem deveria dizer para levarmos em conta currículo, porque José Sarto Freire, que era o segundo nome na época cotado para conselheiro, competindo com o nome dela, tem melhor currículo que ela”, enfatizou.

Em aparte, o deputado João Jaime (DEM) afirmou que a Assembleia Legislativa segue a Constituição. “Na Constituição diz que a Assembleia escolhe o conselheiro. Quem achar que isso está errado trabalhe para mudar as regras, mas, enquanto for assim, não se deve criticar”, disse.

O deputado Tin Gomes (PHS) lembrou que o TCE é regido pela Assembleia. “O confronto é desnecessário. Ela precisa se candidatar, vir para a Assembleia para poder mudar alguma coisa. Se é lei, ela como conselheira não tem nada que se meter”, salientou.

O deputado Idemar Citó (DEM) ressaltou que Soraia não foi escolhida na Assembleia por falta de liderança política. “Ela não foi escolhida e agora está se rebelando e querendo meter o bico na AL”, criticou.

O deputado José Sarto (Pros) classificou como “descabida” a fala da conselheira. “Se ela se acha no direito de questionar a legislação, deveria renunciar o cargo dela e fazer concurso publico”, disse.

GM/CG

Veja também