Professor Pinheiro diz que a PF do governo petista supera a do FHC
Por ALECE18/11/2014 14:06 | Atualizado há 9 meses
Compartilhe esta notícia:
O deputado Professor Pinheiro (PT), em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (18/11), apresentou um levantamento das ações desenvolvidas pela Polícia Federal, para comprovar que nos governos Lula e Dilma Rousseff a atuação da instituição foi muito superior a da época de Fernando Henrique Cardoso. Na comparação, o parlamentar tentou demonstrar que o governo da presidente Dilma, ao contrário do que afirmam seus adversários, tem apurado todo tipo de desvio e atos de corrupção.
De acordo com Professor Pinheiro, durante os oito anos da gestão FHC a Polícia Federal realizou 48 ações, ou seja, oito a cada ano. Já nos governos Lula e Dilma foram registradas 2.226 ações, durante as quais, segundo indicou, “foram presas 24.881 pessoas. Desse total, 2.351 são servidores públicos e 119 policiais federais. Esse é uma dado que não pode ser deixado de lado. Por que em um governo (a Polícia Federal) age; e no outro, não?”, indagou.
Para o parlamentar, esses resultados foram alcançados porque o Brasil vive um processo democrático, no qual todas as instituições funcionam de fato, e não há proteção a ninguém que infrinja a lei. “O que nós vimos, na fala de Fernando Hugo, é que ele continua a destilar o ódio contra o Partido dos Trabalhadores, porque existem dois projetos, um do PT, que os adversários odeiam porque melhora as condições de vida das pessoas; e outro, que privilegia os ricos. Ao olharmos para São Paulo, observamos que eles são tão incompetentes que não conseguem sequer planejar a situação hídrica da cidade”, destacou Pinheiro.
O deputado criticou ainda o tratamento diferenciado dado pelo Judiciário às investigações de escândalos que envolvem membros do PSDB, e citou o caso do processo do mensalão tucano que, segundo ele, foi engavetado pelo Supremo Tribunal Federal, e o caso do metrô de São Paulo, o qual os ministros pediram arquivamento, apesar das provas. “Enquanto os processos dos tucanos são engavetados, os outros não são. O Eduardo Azeredo não está na cadeia. Por que a diferença nisso? Há comprovação de que o esquema do mensalão começou em Minas Gerais, e ninguém foi punido”, criticou.
O parlamentar atribuiu ao financiamento público de campanha a culpa dos problemas que vêm ocorrendo na política brasileira, e cobrou do STF a votação do processo que proíbe o financiamento de empresas privadas. “A obrigação do ministro que pediu vistas da matéria é devolver o processo em 15 dias, e já se passaram mais de 40. Qual o interesse desse ministro em não devolver esse processo? Tem alguma coisa errada nisso”, afirmou.
A privatização de empresas feitas no governo FHC foi também criticada por Pinheiro. Para o deputado, o discurso da época era que teríamos empresas mais eficazes, os serviços prestados melhorariam e o preço pago por eles se reduziriam, o que, na avaliação do deputado, não ocorreu.
DF/CG
Veja também