Oradores

Romeu Aldigueri destaca lançamento do Programa Ceará sem Fome

Por Giovanna Munhoz/com Assessoria
14/06/2023 12:00 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Romeu Aldigueri ( PDT ) - Foto: Junior Pio

O deputado Romeu Aldigueri (PDT) destacou, durante a sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (14/06), o lançamento do Programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado. O evento vai acontecer no Centro de Eventos do Ceará na manhã de sexta-feira (16/06).

Segundo o parlamentar, organizado pela primeira-dama Lia de Freitas, esse é o maior programa estrutural da história do Ceará de combate à fome e insegurança alimentar. “Essa iniciativa foi aprovada por unanimidade na Casa e visa unir todos em prol do combate à fome”, disse.

Romeu Aldigueri explicou que na primeira fase do programa, 40 mil cartões alimentação serão entregues para os municípios cearenses. “Esses cartões, de R$ 300, serão usados apenas para alimentação e deve atender a população que está na extrema pobreza”, afirmou.

O deputado apontou ainda que o Ceará sem Fome deve apoiar as cozinhas solidárias criando uma rede de sustentabilidade. “É uma iniciativa que vai distribuir R$ 140 milhões,  para além de tratar a insegurança alimentar, fomentar a economia do Ceará”, frisou.O parlamentar convidou todos os deputados, prefeitos e sociedade para conhecer o programa. 

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (PP) parabenizou a iniciativa do governador, Elmano de Freitas, por fazer uma gestão olhando para quem mais precisa. O parlamentar assinalou ainda o fechamento de leitos hospitalares no Hospital Regional do Sertão Central. “Nesse Governo não será fechado leitos hospitalares. Existe um contrato e o Governo está trabalhando para o crescimento de toda a saúde do Estado. Quem falou isso, está equivocado”, explicou.

O deputado Missias Dias (PT) também comemorou o programa de combate a fome do Estado e parabenizou o governador Elmano de Freitas e a primeira dama Lia de Freitas. “Esse é um resultado concreto para o nosso povo e para as pessoas que estão passando necessidades reais”, assinalou.

PARTICIPAÇÃO DA ALECE

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza ações de combate à fome dos cearenses que mais precisam, com a campanha 'Repartir a Partir de Agora - A Fome não espera', que incentiva a população à doação de alimentos não perecíveis, até o dia 30 de junho próximo. 

Além disso, a Alece promoverá a distribuição nos municípios cearenses de 300 kits de equipamentos para cozinhas, para atendimento das iniciativas voluntárias da sociedade civil que promovem a distribuição gratuita de refeições, de modo a fortalecer o Programa Ceará sem Fome, também aprovado unanimemente pela Casa Legislativa. 

O Parlamento também vai realizar capacitações para a profissionalização, realizadas pela Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social, pelo Comitê de Responsabilidade Social, pelo Programa Alcance e pela Escola Superior do Parlamento Cearense.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também