SDA destaca programas para amenizar efeitos da estiagem
Por ALECE02/06/2015 18:30 | Atualizado há 10 meses
Compartilhe esta notícia:
O coordenador de Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Itamar Marques, apresentou, nesta terça-feira (02/06), no Plenário 13 de Maio, os números referentes aos programas e às ações implementadas pela Pasta para amenizar os efeitos da seca no Ceará. Itamar Marques veio à Assembleia Legislativa para representar o secretário Dedé Teixeira. Antes dele, o secretário Francisco Teixeira demonstrou os dados da Secretaria de Recursos Hídricos.
Itamar Marques ressaltou que a água é hoje uma questão que traz um grande desafio para o estado do Ceará, que tem atualmente, em seus reservatórios, menos de 20% da capacidade de acumulação. Segundo o coordenador, das 28 atividades destinadas a diminuir os efeitos da estiagem, 20 já estão em execução e oito estão em fase preparatória.
Entre as atividades em andamento, ele citou a adesão de 173 municípios ao Seguro Safra; a distribuição de 35 mil litros de leite por dia como parte do programa Fome Zero; o cadastramento de 100 municípios para programas de aquisição de alimentos; o projeto Quintais Produtivos, parte do programa Água Para Todos, do Governo Federal, que usa diferentes tecnologias sociais para captar e armazenar água da chuva, com o objetivo de produzir alimentos.
Como parte das ações que irão facilitar o armazenamento de água no interior do Estado, foram citadas a implantação de 1.650 sistemas de água pelo Projeto São José, 395 poços que foram escavados – parte deles ainda será instalada – além de 4.000 cisternas de enxurrada e aquisição de equipamentos para tratamento e fluoretação de água.
JM/JU
Veja também