Antônio Henrique apresenta números da educação em Fortaleza e compara gestões
Por Vandecy Dourado12/06/2024 14:54 | Atualizado há 10 meses
Compartilhe esta notícia:

O deputado Antônio Henrique (PDT) apresentou, durante o tempo de explicações pessoais da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (12/06), números relativos à educação no município de Fortaleza e fez comparações entre as gestões José Sarto e Roberto Cláudio com a administração da ex-prefeita Luizianne Lins.
Antônio Henrique destacou os dados de unidades pré-escolares, creches, centros de educação infantil (CEI), escolas em tempo integral, bem como o número de matrículas de crianças na rede municipal de ensino da capital.
Conforme divulgado pelo parlamentar, no ano de 2013, quando o ex-prefeito Roberto Cláudio assumiu o mandato na prefeitura, havia 11.285 crianças matriculadas em creches municipais, enquanto em 2024 são 25.584 matrículas, um aumento de 126,7%. Antônio Henrique também chamou a atenção para os dados do período pré-escolar, que tinha 20.721 matrículas em 2013, passando para 32.368 em 2024, um aumento de 56,21%.
Sobre a estrutura física da rede de ensino municipal, Henrique disse que hoje há 186 CEIs, contra 90 em 2013. Já as creches eram 48 e saltaram para 112 unidades. Enquanto em 2023 não havia escola em regime de tempo integral, hoje Fortaleza possui 37 estabelecimentos. As escolas regulares de ensino fundamental foram ampliadas: eram 272 e hoje são 310. "Isso aqui não é promessa, isso aqui é realidade, é o que nós temos hoje em Fortaleza. E queremos continuar", defendeu.
O deputado criticou ainda a gestão do governador Elmano de Freitas, que foi secretário municipal de Educação na gestão Luizianne. "A gestão do prefeito Sarto deu continuidade à gestão do Roberto Cláudio e está avançando, coisas que ninguém vê no Governo do Estado, uma gestão de continuidade, mas é continuidade para pior", disse.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Educação, saúde, gestão municipal e fraude no INSS pautam pronunciamentos na ordem do dia
Autor: Luciana Meneses, Ricardo Garcia, Lincoln Vieira, Guilherme de Andrade
Deputados discutem possível transferência do Hospital José Martiniano para a PM na ordem do dia
Autor: Luciana Meneses, Ricardo Garcia, Gleydson Silva, Lincoln Vieira, Narla Lopes, Guilherme de Andrade