Ordem do Dia

Dr. Aloísio critica situação administrativa do município do Crato

Por Vandecy Dourado
19/06/2024 14:19 | Atualizado há 10 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Dr. Aloísio (União) - Foto: Junior Pio

O deputado Dr. Aloísio (União) criticou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (19/06), a gestão da Prefeitura do Município do Crato. O parlamentar apresentou diversos números relacionados à saúde e à economia da cidade. 

Dr. Aloísio classificou a situação na cidade como "trágica" e "indefensável". Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do Crato, o deputado disse que o município é o quarto da região do Cariri e o décimo do Ceará, já tendo ocupado a sétima posição no Estado. Sobre o número de empregos da cidade, o parlamentar citou uma redução de mais de 274 postos de trabalhos, atribuindo o dado ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

No relatório do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) citado pelo parlamentar, o Crato ocupa a posição 123 entre os 184 municípios do Estado. Ele também falou sobre a cobertura das vacinas contra a poliomielite e a vacina pentavalente no município, que alcançou 67%, abaixo dos 81% da média dos municípios cearenses, conforme divulgado pelo deputado. 

Também foram registradas diminuição na quantidade de estabelecimentos de alimentação, empresas de fabricação de produtos de alimentos, empresas especializadas em construção e comércio varejista. Dr. Aloísio destacou que os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

"Quase três mil habitantes foram embora do Crato pela ineficiência da gestão. Todos os indicadores do Crato nos últimos oito anos de gestão foram terríveis", lamentou o parlamentar.

Dr. Aloísio também lamentou o fato de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, construída com recursos do Ministério da Saúde, já estar pronta, mas ainda não ter sido entregue à população. 

Edição: Lusiana Freire

Veja também

Ordem do Dia 30/04/2025

Educação, saúde, gestão municipal e fraude no INSS pautam pronunciamentos na ordem do dia

Autor: Luciana Meneses, Ricardo Garcia, Lincoln Vieira, Guilherme de Andrade
Ordem do Dia 29/04/2025

Deputados discutem possível transferência do Hospital José Martiniano para a PM na ordem do dia

Autor: Luciana Meneses, Ricardo Garcia, Gleydson Silva, Lincoln Vieira, Narla Lopes, Guilherme de Andrade
Pronunciamento ocorreram durante a sessão plenária desta quinta-feira (24/04)