Ordem do Dia

Renato Roseno destaca participação em seminário sobre mestres e mestras da cultura

Por Narla Lopes
17/09/2024 15:11 | Atualizado há 7 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: José Leomar

O deputado Renato Roseno (Psol) informou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (17/09), que participou de uma mesa de debates no seminário da Rede Permanente de Apoio aos Mestres e Mestras da Cultura, no Cariri cearense. 

Intitulado "O Direito de Brincar", o parlamentar ressaltou que o seminário foi organizado por uma rede de voluntários e apoiadores das culturas populares, "dos grupos de brincantes e dos mestres e mestras". O evento resultou em uma carta que, dentre outras reivindicações, apontou a necessidade de políticas culturais permanentes e a criação de um Observatório da Cultura Popular no Cariri cearense, ressaltou. 

O deputado reiterou o apoio do seu mandato às reivindicações, aos municípios e ao Estado, para fortalecer as políticas de fomento aos grupos populares e aos tesouros vivos, os mestres e mestras da cultura.

Renato Roseno expressou ainda sua "indignação e desalento" com o estado atual da política brasileira, mencionando "cenas lamentáveis" vistas recentemente em um debate entre candidatos a prefeito da cidade de São Paulo.  Roseno criticou os "provocadores profissionais", que, segundo ele, utilizam as redes sociais "para fazer fama e dinheiro," espalhando desinformação. 

Ele chamou os partidos políticos à "responsabilidade," especialmente aqueles que "deram a esses provocadores uma plataforma". Por fim, Roseno conclamou que "a indignação se transforme em ação," reforçando a importância de mandatos comprometidos “com a luta pelos direitos sociais, pelos direitos humanos, pelo meio ambiente e por uma sociedade mais justa.”

Edição: Clara Guimarães

Veja também