Fernando Hugo defende armamento das guardas municipais e elogia decisão do STF
Por Narla Lopes27/02/2025 11:49 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O deputado Fernando Hugo (PSD) defendeu, durante o tempo das explicações pessoais da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (27/02), o direito das guardas municipais de atuarem armadas, dentro de critérios legais. Ele elogiou a decisão de 2021 do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite aos municípios adotarem essa medida.
Fernando Hugo argumentou que os guardas municipais, muitas vezes, atuam em condições vulneráveis, tendo apenas as mãos e os pés como defesa diante de situações de risco. Para ele, a regulamentação do armamento fortalece a segurança e a atuação desses profissionais, sem transformar o tema em um embate ideológico.
O parlamentar também destacou que a Prefeitura de Fortaleza, por meio de decreto, convocou quase 300 novos guardas municipais e regulamentou o armamento da categoria. Ele classificou a medida como um avanço e um exemplo para outras cidades.
“É um passo vitorioso, pois a arma deve ser vista como um instrumento de proteção para aqueles que diariamente estão nas ruas, garantindo a segurança da população”, afirmou. Fernando Hugo também elogiou o ex-presidente da Alece e atual prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), que parte na frente com a decisão.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Deputados estaduais discutem temas relativos a segurança e isenção de tarifa de esgoto na ordem do dia desta quinta
Autor: Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes, Lincoln Vieira.
Deputados fazem reclamações e elogios durante a ordem do dia da sessão desta quarta
Autor: Guilherme de Andrade e Lincoln Vieira