Ordem do Dia

De Assis Diniz aponta crimes cometidos no 8 de janeiro e se posiciona contra anistia

Por Guilherme de Andrade
26/03/2025 15:44 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Deputado De Assis Diniz - Foto: Dário Gabriel

O deputado De Assis Diniz (PT) também se posicionou contrário ao pedido de anistia aos envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023, em pronunciamento na ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (26/03). O parlamentar afirmou que crimes contra o Estado foram cometidos naquela data.

“Foram cometidos crimes tipificados no código penal: abolição do estado democrático, golpe de estado, organização criminosa”, frisou. “Eles iriam prender o ministro do Supremo e enforcar. Iriam prender e matar o presidente Lula (PT), o vice-presidente Alckmin (PSB). O golpe não aconteceu porque nós elegemos Lula e tem o aparato do Estado funcionando. Por isso não dá para discutir anistia, e quem cometeu crime que seja responsabilizado”, frisou.

De Assis Diniz rebateu a fala do deputado Alcides Fernandes (PL), que classificou o julgamento realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro por tentativa de liderar um golpe de Estado como “teatrinho”.

“Nós estamos exatamente vivenciando as instituições públicas funcionarem. O Ministério Público com a sua acusação, o juízo natural funcionando e o Supremo julgando. Esse é o momento de dizermos que as nossas instituições voltaram a funcionar e estão com a sua devida capacidade. O que nós estamos assistindo hoje não é um teatro, se trata de uma análise do que é o direito e a constitucionalidade”, finalizou.

Edição: Clara Guimarães

Veja também

Os parlamentares discursaram na sessão desta quarta-feira
Ordem do Dia 09/07/2025

Políticas públicas e segurança pública são discutidas durante a ordem do dia

Autor: Giovanna Munhoz, Narla Lopes, Gleydson Silva, Luciana Meneses, Lincoln Vieira
Pronunciamentos foram feitos durante a ordem do dia da sessão plenária desta terça-feira (01/07)
Ordem do Dia 01/07/2025

Deputados debatem investimentos no agronegócio, segurança e outros temas na ordem do dia

Autor: Giovanna Munhoz / Gleydson Silva / Narla Lopes / Lincoln Vieira / Luciana Meneses
Ordem do Dia 25/06/2025

Regularização de salário de servidores da saúde e crescimento do turismo em pauta na ordem do dia

Autor: Luciana Meneses, Giovanna Munhoz , Narla Lopes e Guilherme de Andrade