Ordem do Dia

Deputados discursam sobre CPI do INSS, fibromialgia e gestão governamental nesta quarta-feira

Por Giovanna Munhoz, Luciana Meneses, Ricardo Garcia, Lincoln Vieira
18/06/2025 12:45 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Junior Pio

Durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (18/06), os parlamentares debateram questões ligadas à base governista no Congresso Nacional, à CPI mista para investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), à inauguração da Galeria da Liberdade, além de temas sobre a causa animal, fibromialgia e investimentos em políticas públicas. 

O deputado Felipe Mota (União) celebrou a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) pelo Congresso Nacional, nesta terça-feira (18/06), para investigar os descontos ilegais nas folhas de benefício dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o parlamentar, os deputados e senadores deram o primeiro passo para dar transparência à população. Felipe Mota sugeriu que a Alece participe da discussão do tema em audiência pública na Casa. “Nós precisamos atrair a discussão para o Ceará para apresentar soluções. Nós temos a responsabilidade de defender os aposentados sim, nós não sabemos quem são as associações, os beneficiários e para onde foi o dinheiro”, ressaltou. 

O deputado Antônio Henrique (PDT) também comemorou a leitura do requerimento que cria a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. “Esperamos que essa CPMI descubra os responsáveis pelo roubo de nossos aposentados. Tiraram o dinheiro daqueles que mais precisam, e espero que o Congresso dê a resposta que o Brasil espera”, declarou. 

Já o deputado Missias Dias (PT) rebateu comentários de que o presidente Lula estaria sendo derrotado no Congresso Nacional. “Nós do PT andamos de cabeça erguida, pois temos história e legado nesse País. Temos orgulho do nosso líder maior, Lula. Queria ver esses deputados federais tão corajosos em afrontar nosso presidente e o povo tendo essa mesma coragem para taxar os mais ricos e acabar com os privilégios”, provocou.

O deputado Acrísio Sena (PT) destacou a inauguração, nesta quarta-feira, da Galeria da Liberdade, pelo Governo do Estado, espaço que faz parte do conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição, em Fortaleza. “É um momento histórico para o nosso Estado. É um importante espaço, onde funcionou por muito tempo o Mausoléu Castello Branco, e que vem no sentido de ressignificar os nossos espaços de memória e de luta permanente por justiça social”, assinalou.

A deputada Dra. Silvana (PL) ressaltou o primeiro “Seminário Estadual de Fibromialgia - vencendo a invisibilidade”, que vai acontecer na Alece na quinta-feira (26/06). “Queremos debater propostas para enfrentar essa doença e convido a primeira-dama da Casa, Tainah Marinho Aldigueri, para apadrinhar essa causa. A nossa primeira-dama é muito atenta às questões da saúde e sensível à causa da fibromialgia”, explicou.

O deputado De Assis Diniz (PT) parabenizou seu filho, José Antônio, pelo aniversário de 16 anos e assinalou os aprendizados diários ao lado de sua família. “Parabéns, meu filho. Aprendo ensinando e me orgulho da sua coragem”, disse. 

Já o deputado Agenor Neto (MDB) celebrou a aprovação, na Casa, nesta quarta-feira (18/06), do projeto de lei 242/23, de sua autoria, proibindo o exercício de cargo, emprego ou função pública por pessoa condenada pelo crime de maus-tratos contra animais no Ceará. “É uma proposta que atende uma demanda da população, sendo uma forma de proteger nossos animais de qualquer atitude que os machuque”, comentou.

O deputado Marcos Sobreira (PSB) respondeu ao deputado Agenor Neto (MDB) e pediu mais equilíbrio nos debates realizados na Casa sobre a região Centro-Sul do Estado. 

Ainda durante a ordem do dia, o deputado Bruno Pedrosa (PT) comemorou o investimento de R$ 830 milhões no 1º quadrimestre deste ano, apresentado pelo Secretário da Fazenda do Estado, Fabrízio Gomes, em audiência pública na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Alece (COFT) da Alece, na última terça-feira (10/06). 

Conforme o parlamentar, o governo Elmano garantiu o desenvolvimento, a infraestrutura e execução dos projetos que impulsionam o Ceará. De acordo com ele, Elmano de Freitas promove gestão fiscal sólida. “É um trabalho de solidez fiscal, esse é o maior nível de investimento para o período do 1º quadrimestre de 2025, e todo esse trabalho de solidez fiscal é para possibilitar ao Ceará o desenvolvimento a longo prazo. Essa gestão garante que nós tenhamos ambiente favorável para investimentos privados”, exaltou.

Edição: Lusiana Freire

Veja também

Pronunciamentos foram feitos durante a ordem do dia da sessão plenária desta terça-feira (01/07)
Ordem do Dia 01/07/2025

Deputados debatem investimentos no agronegócio, segurança e outros temas na ordem do dia

Autor: Giovanna Munhoz / Gleydson Silva / Narla Lopes / Lincoln Vieira / Luciana Meneses
Ordem do Dia 25/06/2025

Regularização de salário de servidores da saúde e crescimento do turismo em pauta na ordem do dia

Autor: Luciana Meneses, Giovanna Munhoz , Narla Lopes e Guilherme de Andrade
Ordem do Dia 24/06/2025

Recuperação de rodovias estaduais, renegociação de dívidas e festejos cearenses são destaques na ordem do dia

Autor: Luciana Meneses, Gleydson Silva, Lincoln Vieira, Narla Lopes, Giovanna Munhoz