Ordem do Dia

André Fernandes comenta projeto que reduz prazo para cobrança do IPVA

Por ALECE
28/03/2019 17:23 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

André Fernandes comenta projeto que reduz prazo para cobrança do IPVA - foto : Júnior Pio

O deputado André Fernandes (PSL), na ordem do dia da sessão plenária desta quinta-feira (28/03), informou que apresentou projeto de lei que reduz de 15 para 10 anos o prazo para o Governo do Estado cobrar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O projeto de lei 177/2019 altera a redação ao inciso VIII do artigo 4º da Lei Estadual 12.023, de 20 de novembro de 1992, que dispõe sobre o IPVA. Segundo o deputado André Fernandes, os cearenses pagam o imposto de veículos com até 15 anos de fabricação, mas muitos cidadãos, principalmente os que moram no interior, não têm condições de pagar o IPVA por conta dos gastos com a manutenção do carro ou da moto, sendo obrigados a transitar com os veículos de forma irregular.

André Fernandes informou que em estados como o Rio Grande do Norte, Acre e Goiás, o IPVA incide sobre veículos com até 10 anos de fabricação. “Essa redução não vai beneficiar a nós, políticos, a juízes e nem a grandes empresários, mas ao povo que não tem condições de pagar esse imposto”, afirmou.

O parlamentar disse que espera contar com o apoio dos colegas da Casa para a aprovação do projeto e que, se dependesse dele, o IPVA seria extinto.

WR/LF

Veja também

Deputados debatem déficit no Corpo de Bombeiros e violência política de gênero
Ordem do Dia 19/05/2026

Deputados debatem déficit no Corpo de Bombeiros e violência política de gênero

Autor: Odara Creston, Guilherme de Andrade e Ricardo Garcia
Deputados destacam caso Master e outros assuntos nesta quinta-feira
Ordem do Dia 14/05/2026

Deputados destacam caso Master e outros assuntos nesta quinta-feira

Autor: Ariadne Sousa, Giovanna Munhoz, Guilherme de Andrade, Luciana Menezes, Narla Lopes, Odara Creston e Ricardo Garcia
Parlamentares debatem políticas públicas para Maracanaú e comentam agenda de ministra no Ceará
Ordem do Dia 13/05/2026

Parlamentares debatem políticas públicas para Maracanaú e comentam agenda de ministra no Ceará

Autor: Giovanna Munhoz, Guilherme de Andrade, Luciana Menezes e Odara Creston