Antonio Carlos destaca dia de combate à homofobia
Por ALECE17/05/2013 16:16 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O deputado Antonio Carlos (PT) fez pronunciamento nesta sexta-feira (17/05), para destacar o Dia Internacional de Combate à Homo/Lesbo/Transfobia. Segundo ele, esta data é marcada pela retirada do termo homossexualismo da classificação internacional das doenças, pela Organização Mundial de Saúde. “Na ocasião, foi declarado oficialmente que a homossexualidade não constitui transtorno mental”, disse.
O parlamentar frisou que o movimento LGBT vem reivindicando visibilidade através de políticas públicas específicas para o segmento, chamando atenção de gestores e autoridades públicas para ações no combate à homofobia.
Antonio Carlos acentuou que no Brasil, desde a vitória do presidente Lula, algumas reivindicações do movimento foram implementadas. “Em 2004, o Governo Federal implantou o programa “Brasil sem homofobia”, que foi estruturado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos”, disse.
De acordo com o deputado, na semana internacional, o movimento LGBT avança na luta por garantia de direitos iguais. “O Conselho Nacional de Justiça aprovou na última terça-feira uma resolução que determina que cartórios sejam obrigados a celebrar casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.
O petista disse ainda que durante a gestão de Luizianne Lins em Fortaleza também aconteceram avanços. “Foi criada a Coordenadoria da Diversidade Sexual, foram apoiadas várias paradas pela diversidade sexual e assinado o decreto para instalação do conselho e plano LGBT”, pontuou.
JS/CG
Veja também

Parlamentares abordam acesso a moradia, segurança pública e jornada de trabalho em pronunciamentos
Autor: Lincoln Vieira, Guilherme de Andrade e Gleydson Silva.
Deputados debatem fortalecimento da cadeia produtiva do leite na ordem do dia
Autor: Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes e Lincoln Vieira