Antonio Carlos ressalta audiência sobre Plebiscito Popular do Sistema Político
Por ALECE04/04/2014 19:06 | Atualizado há 3 meses
Compartilhe esta notícia:

O deputado Antonio Carlos (PT) destacou, durante o tempo de liderança da sessão plenária desta sexta-feira (04/04), a audiência pública realizada, no início desta semana, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sobre o Plebiscito Popular do Sistema Político Brasileiro. A consulta está sendo organizada por diversos segmentos da sociedade civil e está marcada para o período de 1º a 07 de setembro deste ano.
O deputado petista começou afirmando que o calendário eleitoral passa por dois importantes prazos que acabam, segundo ele, gerando grande especulação. Citou o dia 05 de abril como data limite para a desincompatibilização dos que pretendem disputar algum cargo eletivo e o dia 30 de junho como prazo final das convenções partidárias. “É preciso ter paciência, porque muita água ainda vai rolar”, comentou.
De acordo com ele, a audiência sobre o plebiscito foi importante para debater a reforma política. “Uma reforma que não pode ser meramente eleitoral”, pontuou. O petista lembrou que a verticalização das alianças foi um grande avanço. Mas observou que a exigência de uma reforma política é urgente para corrigir distorções como a pouca representatividade parlamentar de segmentos como das mulheres, dos negros e dos jovens. “Temos uma representação que não corresponde aos desejos da maioria”.
Antonio Carlos também defendeu o financiamento público de campanha. “Como um professor liberal vai disputar com grandes estruturas de poder?”, questionou. E defendeu outros instrumentos, como o orçamento participativo e os conselhos populares. Ele encerrou lembrando que, em seu discurso antes do Golpe de 1964, o ex-presidente João Goulart defendeu essas reformas.
CP/JU
Veja também

Parlamentares destacam fortalecimento da agricultura familiar na sessão plenária desta quarta feira
Autor: Giovanna Munhoz , Lincoln Vieira e Luciana Meneses
Parlamentares destacam geração de emprego, atuação do agronegócio e políticas públicas do Estado
Autor: Ricardo Garcia, Lincoln Vieira, Luciana Menezes, Giovanna Munhoz