Ordem do Dia

Augustinho destaca trabalho de Mariana Lobo à frente da secretaria de Justiça

Por ALECE
07/03/2013 20:22

Compartilhe esta notícia:

Dep. Augustinho Moreira (PV) - Foto: Paulo Rocha

O deputado Augustinho Moreira (PV) elogiou, durante o tempo de liderança da sessão plenária desta quinta-feira (07/03), o trabalho desenvolvido pela defensora pública Mariana Lobo, como titular da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará. 


Augustinho frisou que, hoje, a secretária assinou termo de cooperação para empregar presos do regime aberto e semi-aberto nas obras de mobilidade urbana da cidade de Fortaleza, visando à Copa do Mundo. “É uma iniciativa que merece ser louvada e reverenciada pela sensibilidade”, ressaltou o parlamentar.     

Segundo o deputado, o Ceará possui hoje 14 unidades penitenciárias, 135 cadeias públicas, mais de 18 mil presos no sistema prisional, dados que mostram que a polícia está efetivamente trabalhando. “Caso contrário, os presídios estariam vazios”, acrescentou.

 Ainda de acordo com o parlamentar, a secretaria informou que está prevista a construção de novas unidades prisionais, como as Casas de Privação Provisórias (CPPL) V e VI, além de uma penitenciária para jovens adultos, que será localizada no município de Horizonte.

“Isso será uma inovação no sistema carcerário brasileiro, pois quando o cidadão estiver preso e com idade entre 18 e 25 anos, será levado a uma penitenciária com pessoas da mesma faixa etária”, disse.

Para Augustinho, com essa medida evita-se “um grande e recorrente mal” nas penitenciárias convencionais, que é a transmissão de conhecimento dos presos mais experientes para os mais jovens.
RG/RT

Veja também

Ordem do Dia 05/06/2025

Pecnordeste, meio ambiente, segurança e recursos hídricos pautam debates na ordem do dia desta quinta

Autor: Luciana Meneses, Ricardo Garcia, Gleydson Silva, Lincoln Vieira, Narla Lopes, Giovanna Munhoz e Guilherme Andrade
Guilherme Sampaio e Queiroz Filho ocuparam a tribuna durante a ordem do dia da sessão desta quinta