Ordem do Dia

Carlomano Marques defende realização de reforma política

Por ALECE
04/11/2014 15:25 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Carlomano Marques (PMDB) Dep. Carlomano Marques (PMDB) - Foto: Máximo Moura

O deputado Carlomano Marques (PMDB) fez pronunciamento nesta terça-feira (04/11), durante o tempo de liderança da Assembleia Legislativa, para fazer uma avaliação das reformas que, segundo ele, o Brasil precisa para se modernizar. O parlamentar defendeu que esse conjunto de reformas deve iniciar pela modificação da estrutura política do País.

“Uma Câmara Federal com 28 partidos é inaceitável, quando o pensamento político brasileiro, com cinco ou seis partidos estaria muito bem representado. Mas o que ocorre é que uma meia dúzia de picaretas se junta para fazer um partido apenas para negociar, fazer os negócios mais escabrosos possíveis e chantagear governos”, disse.
 
De acordo com Carlomano, apenas se juntando três ou quatro letras, se tem um partido. E, segundo ele, é aí onde está a raiz de todo o mal. “Só vota no Congresso se a presidenta der um cargo a ele. E o preposto dele vai para o cargo com o objetivo de pagar o dízimo. Como exemplo, citou o caso do diretor licenciado da Transpetro, Sérgio Machado, que está há 11 anos à frente da empresa. “Ele foi para lá para pôr em curso um sistema de contribuição”, afirmou.

De acordo com Carlomano, isso só acontece porque as siglas são frágeis e os dirigentes dessas agremiações saem oferecendo o partido em troca de cargos, empregos e indicações em tribunais. “É um balcão de negócios onde os picaretas se enquadrilham para assaltar governos”, apontou.

O parlamentar disse ainda que comprar votos deixou de ser pecado, porque os governos estão comprando legendas inteiras. “O que está se prenunciando no Congresso é a ação de alguns partidos de aluguel, entre ele o Pros, buscando fazer um bloco para extorquir de maneira veemente o Governo Federal”, completou.  
JS/CG

Veja também

Deputados elogiam gestores e destacam projetos em tramitação
Ordem do Dia 21/05/2026

Deputados elogiam gestores e destacam projetos em tramitação

Autor: Guilherme de Andrade, Ricardo Garcia, Luciana Meneses e Narla Lopes
Deputados cobram melhorias para saúde, transporte de pacientes e recursos de emendas
Ordem do Dia 20/05/2026

Deputados cobram melhorias para saúde, transporte de pacientes e recursos de emendas

Autor: Guilherme de Andrade, Luciana Meneses, Narla Lopes, Odara Creston e Ricardo Garcia
Deputados debatem déficit no Corpo de Bombeiros e violência política de gênero
Ordem do Dia 19/05/2026

Deputados debatem déficit no Corpo de Bombeiros e violência política de gênero

Autor: Odara Creston, Guilherme de Andrade e Ricardo Garcia