Ordem do Dia

Carlomano Marques é contra a revisão da Lei da Anistia

Por ALECE
12/12/2014 15:53 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Carlomano Marques (PMDB) Dep. Carlomano Marques (PMDB) - Foto: Máximo Moura

No tempo de liderança da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta sexta-feira (12/12), o deputado Carlomano Marques (PMDB) se colocou contra a revisão da Lei da Anistia. De acordo com o parlamentar, na época da ditadura houve excesso de violência de militares e de militantes da esquerda.

“O lado que combatia a ditadura também tinha os seus radicais que matavam e roubavam. Nós tínhamos militantes que também combatiam a ditadura. A lei da anistia contemplou os dois lados”, explicou.  

Segundo o parlamentar, não é justo pedir revisão da Lei, após tanto tempo. “Depois de tudo pactuado, revogar a lei da anistia? Acho que a Nação brasileira não deseja isso. Eles querem que o Centro de Estudos da América, que é um órgão internacional, e o Conselho de Justiça da América sejam maiores que o Supremo, que já teve a oportunidade de revisar a lei e rejeitou por sete votos essa proposta”, afirmou.  Conforme o parlamentar, a Comissão da Verdade concluiu que são culpados. “Agora a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e esses órgãos querem que o Supremo puna essas pessoas”, comentou.  

Em aparte, o deputado Lula Morais (PCdoB) disse que a Corte Internacional de Justiça assumiu que determinados crimes seriam imprescritíveis. “Alguns crimes se tornam imprescritível, principalmente uma lei aprovada em um período autoritário”, concluiu.
DF/AT

Veja também

Deputados elogiam gestores e destacam projetos em tramitação
Ordem do Dia 21/05/2026

Deputados elogiam gestores e destacam projetos em tramitação

Autor: Guilherme de Andrade, Ricardo Garcia, Luciana Meneses e Narla Lopes
Deputados cobram melhorias para saúde, transporte de pacientes e recursos de emendas
Ordem do Dia 20/05/2026

Deputados cobram melhorias para saúde, transporte de pacientes e recursos de emendas

Autor: Guilherme de Andrade, Luciana Meneses, Narla Lopes, Odara Creston e Ricardo Garcia
Deputados debatem déficit no Corpo de Bombeiros e violência política de gênero
Ordem do Dia 19/05/2026

Deputados debatem déficit no Corpo de Bombeiros e violência política de gênero

Autor: Odara Creston, Guilherme de Andrade e Ricardo Garcia