Eliane aponta baixo efetivo policial do Estado e cobra providências
Por ALECE22/10/2013 15:35 | Atualizado há 3 meses
Compartilhe esta notícia:

Na ordem do dia da sessão plenária desta terça-feira (22/10), a deputada Eliane Novais (PSB) apresentou números contidos no artigo publicado no jornal O Povo de hoje, de Leandro Vasques, que destacam o baixo efetivo policial do Ceará.A deputada disse que os dados são preocupantes e que, segundo a reportagem, o Estado apresenta o terceiro menor efetivo proporcional do País. “O número adequado, segundo a ONU, em área urbana, é de um policial para cada 250 habitantes. O efetivo no Ceará é de 14.934 policiais, portanto a estimativa é de um policial para cada 565 habitantes. O que nos coloca em terceiro lugar quanto ao menor efetivo proporcional do País.”
A parlamentar apresentou também números de profissionais que atuam na polícia investigativa, cuja situação é ainda pior, segundo ela. “O Ceará é o estado com a menor proporção entre o número de policiais civis. São 2.300 delegados, escrivães e inspetores para 8,5 milhões de pessoas. A proporção é de um policial civil para cada 4.448 pessoas, quando o orientado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) é um para 1.000”, pontuou a deputada.
Eliane Novais solicitou ações para aumentar o efetivo no Estado. “Nós precisamos ter alguma medida emergencial não só na Capital, mas também no Interior, senão a segurança pública vai continuar enxugando gelo”, alertou.
YI/CG
Veja também

Deputados abordam temas ligados a saúde, segurança e PEC das Prerrogativas
Autor: Lincoln Vieira, Luciana Meneses, Giovana Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia.
Parlamentares abordam acesso a moradia, segurança pública e jornada de trabalho em pronunciamentos
Autor: Lincoln Vieira, Guilherme de Andrade e Gleydson Silva.