Eliane Novais apresenta eixos para o programa de governo PSB-Rede
Por ALECE12/02/2014 19:22 | Atualizado há 3 meses
Compartilhe esta notícia:

A deputada Eliane Novais (PSB) usou o tempo de liderança da sessão desta quarta-feira (12/02), para apresentar alguns dos eixos estruturantes para as diretrizes do programa de governo da aliança PSB-Rede. Eliane destacou “o primeiro estado e a democracia de alta intensidade”. Em sua concepção, as políticas precisam ser formuladas e implementadas em uma perspectiva intersetorial e transversal, com a profissionalização do serviço público, encontrando no mérito o critério fundamental de acesso a remuneração de carreiras, diminuindo assim o uso de cargos de livre provimento.
“Nesse campo impõem-se ousar e conceber 12 estratégias novas, como é o caso dos comitês de busca, do planejamento estratégico, das políticas públicas integradas e do estabelecimento de metas a serem alcançadas”, explica a parlamentar.
O segundo eixo destacado foi a “economia para desenvolvimento sustentável”. De acordo com a deputada, a política econômica deve ter como diretriz a simplificação, a transição para a economia de baixo carbono, a redução das desigualdades sociais e a incorporação da inovação tecnológica nos processos produtivos. “Nossos ativos ambientais devem ser integrados à atividade econômica como recursos estratégicos e de uso responsável, superando a situação atual em que, na sanha pelo crescimento a qualquer preço, são tratados como entraves, obstáculos a serem removidos”, ressaltou.
No que tange à educação, cultura e inovação, Eliane lembra que devem ser concebidas como áreas articuladas, em constante diálogo com os temas e tecnologias do século XXI e com estímulo às inovações que respondam aos desafios contemporâneos. “Essa articulação implica também o estabelecimento do desenvolvimento sustentável como eixo central, em um movimento entre passado, presente e futuro, que reconheça as tradições e conhecimentos que fazem sentido no mundo atual e aponte as inovações para as futuras gerações”, lembrou a deputada.
Por fim, a parlamentar falou sobre o ponto que trata do novo urbanismo e pacto pela vida, “onde o objetivo é assegurar que a população tenha uma qualidade de vida adequada, garantindo pleno acesso ao ambiente urbano em que se consolidaram muitas das conquistas civilizatórias da humanidade. Para que tal fruição seja possível é necessário atuar para desenvolver cidades que sejam saudáveis, democráticas, seguras e agradáveis”, frisou.
LA/LF
Veja também

Parlamentares defendem adoção de emendas impositivas no orçamento do Estado
Autor: Lincoln Vieira, Luciana Menezes, Giovanna Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia
Deputados abordam temas ligados a saúde, segurança e PEC das Prerrogativas
Autor: Lincoln Vieira, Luciana Meneses, Giovana Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia.