Fernanda parabeniza 36 anos do Serviço de Nefrologia e Transplante Renal
Por ALECE24/10/2013 15:57 | Atualizado há 3 meses
Compartilhe esta notícia:

Na ordem do dia desta quinta-feira (24/10), a deputada Fernanda Pessoa (PR) parabenizou o Serviço de Nefrologia, Diálise e Transplante Renal do Hospital Universitário Walter Cantídio, pelos 36 anos da fundação.
“A realização de transplantes no Brasil representa um dos maiores avanços do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário Walter Cantídio tem sua parcela de contribuição no progresso desses procedimentos, sendo o primeiro na região Norte e Nordeste em número de transplantes, em geral”, ressaltou.
De acordo com a parlamentar, o hospital é referência nacional em transplantes hepáticos, considerado o maior hospital público na realização desse procedimento e o segundo maior no país, ao incluir a rede privada de saúde.
“Amanhã, sexta feira, dia 25 de outubro, a equipe do serviço, em parceria com o Departamento de Medicina Clínica estará comemorando uma nova era do Transplante Renal no Hospital”, informou a deputada.
Segundo ela, a programação terá dois momentos: o primeiro com início às 8h, no auditório Paulo Marcelo do Departamento de Medicina Clínica, com a conferência Desafios da Captação de órgãos/ Laboratório de HLA - uma nova era do Transplante Renal no Hospital Universitário Walter Cantídio, com o convidado internacional Professor J. Stewart Cameron, além das homenagens aos funcionários antigos da área de enfermagem.
Em um segundo momento, a partir das 19h, no auditório Castelo Branco, na Reitoria da UFC, será concedida a medalha do Mérito Científico ao nefrologista J. Stewart Cameron, “reconhecido como um dos mais importantes cientistas que influenciou o desenvolvimento da nefrologia mundial”.
A iniciativa, de acordo com a deputada, é uma realização do Departamento de Medicina Clínica, do Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC, em parceria com o Centro de Pesquisas Hepato-Renais do Ceará.
Em 2012, conforme destacou a deputada baseada em dados do Registro Brasileiro de Transplantes, o Hospital Universitário Walter Cantídio realizou 107 transplantes renais e três transplantes combinados de pâncreas-rim. Neste ano, foram realizados, até o momento, 87 transplantes renais.
“De acordo com a responsável pelo serviço, muitos pacientes voltam a trabalhar, estudar, reconstroem suas vidas, suas relações familiares e sociais, inclusive têm filhos após o transplante. A médica acrescenta que a equipe multidisciplinar é motivada, especializada e vence desafios no dia-a-dia”, concluiu.
RW/CG
Veja também

Deputados abordam temas ligados a saúde, segurança e PEC das Prerrogativas
Autor: Lincoln Vieira, Luciana Meneses, Giovana Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia.
Parlamentares abordam acesso a moradia, segurança pública e jornada de trabalho em pronunciamentos
Autor: Lincoln Vieira, Guilherme de Andrade e Gleydson Silva.