Fernanda Pessoa elogia concessão de título Honóris Causa a Lula
Por ALECE28/02/2013 16:23 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A deputada Fernanda Pessoa (PR) parabenizou, na ordem do dia desta quinta-feira (28/02), o ex-presidente Lula, que receberá, no próximo dia 1º de maio, o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Segundo ela, o petista estará no Ceará na cidade de Redenção, onde receberá, “com muito merecimento”, o título. A solenidade de entrega será realizada às 15h, no Campus da Liberdade da Unilab.
A parlamentar disse que, durante seus governos, Lula adotou uma posição de estreitamento de relações com a África, colocada por ele como uma obrigação política, moral e histórica do Brasil em relação ao Continente Africano. “Ele mudou a prioridade da política externa brasileira e trabalhou para ampliar as relações entre o Brasil e os países africanos. Foram 33 viagens presidenciais ao continente, com a criação de 19 novas embaixadas.
De acordo com ela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva impulsionou a criação da Cúpula América do Sul-África (ASA); a instalação de um escritório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Gana; da fábrica de antirretrovirais em Moçambique; e de uma fazenda-modelo para a produção de algodão no Mali. Em julho de 2010, Lula sancionou a lei de criação da Unilab, como parte da política de cooperação acadêmica internacional com os países lusófonos, com metade das vagas destinada para alunos estrangeiros, principalmente africanos.
LS/AT
Veja também

Parlamentares abordam acesso a moradia, segurança pública e jornada de trabalho em pronunciamentos
Autor: Lincoln Vieira, Guilherme de Andrade e Gleydson Silva.
Deputados debatem fortalecimento da cadeia produtiva do leite na ordem do dia
Autor: Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes e Lincoln Vieira