Ordem do Dia

Jô Farias destaca campanha Maio Laranja e cobra debate sobre o assunto

Por Pedro Emmanuel Goes
18/05/2023 11:37 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Deputada Jô Farias (PT) Deputada Jô Farias (PT) - Foto: Junior Pio

A deputada Jô Farias (PT) fez referência à campanha Maio Laranja em pronunciamento durante a ordem do dia da sessão plenária desta quinta-feira (18/05). A parlamentar trouxe dados sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes e afirmou que a Casa “não deve se calar” quanto a esse tipo de violência. “Vamos denunciar e debater essa chaga tão perversa que acomete nossas crianças e adolescentes”, disse.

A campanha Maio Laranja acontece em alusão ao dia 18 de maio, estabelecido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil. É uma inciativa que visa dar visibilidade ao tema.

Conforme os dados apresentados pela parlamentar sobre o perfil dos abusadores, 90% deles são do sexo masculino, 62% possuem entre 25 e 40 anos, 25% são amigos ou conhecidos dos familiares e 40% são pais ou padrastos das vítimas. Outra consideração observada é que a maioria dos casos ocorre dentro de casa, entre a família.

“São números vergonhosos, e todos nós, autoridades, políticos e a própria população, não devemos silenciar quanto a esses abusos, sejam nossos filhos ou não. Vamos denunciar e debater”, disse. 

Edição: Lusiana Freire

Veja também

Sessão plenária desta terça-feira (23/06)
Ordem do Dia 23/06/2026

Parlamentares abordam saúde, segurança e infraestrutura, entre outros temas, na ordem do dia

Autor: Ricardo Garcia, Giovanna Munhoz, Ariadne Sousa, Guilherme de Andrade, Narla Lopes e Luciana Meneses
Deputado Guilherme Sampaio (PT)
Deputados comentam redução nos índices de violência no Ceará
Ordem do Dia 17/06/2026

Deputados comentam redução nos índices de violência no Ceará

Autor: Ariadne Sousa, Guilherme Andrade, Luciana Meneses, Narla Lopes, Odara Creston e Ricardo Garcia.