Ordem do Dia

Mesquita critica Governo por falta de ações que minimizem a estiagem no CE

Por ALECE
22/03/2013 15:57 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Roberto Mesquita (PV) - Foto: Paulo Rocha

No tempo de liderança, da Assembleia Legislativa, da sessão plenária desta sexta-feira (22/03), o deputado Roberto Mesquita (PV) criticou a falta de ações do Governo do Estado para o enfrentamento da seca no Estado do Ceará. “Não encontro boas ações do governador Cid Gomes para estiagem no Ceará”, apontou.

O parlamentar respondeu ao pronunciamento do deputado Carlomano Marques (PMDB) que defendeu que o Governo investiu em estrutura hídrica para o interior do Estado. “Carlomano tem uma fala futurística. Quando o povo estiver sentindo os efeitos do Cinturão das Águas e da transposição das águas do rio São Francisco, então estaremos vivendo em outra realidade”, disse.

Segundo frisou o parlamentar, “o governador usa o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecope) como fundo de recursos do Estado”. “Cid Gomes pega um fundo criado para diminuir a pobreza e dilui esse fundo nas diversas secretarias do Governo, usando a verba que podia mudar a realidade de pequenas cidades em situação de seca”, salientou.

Roberto Mesquita ressaltou ainda que o Estado precisa distribuir, de maneira mais eficiente, as sementes para os municípios em situação de seca. “O Governo diz que não existe transporte para a distribuição, mas tenho certeza que existe dinheiro para arranjar caminhão de tudo o que é jeito. Estamos vivendo um momento de crise, no qual a dificuldade do Governo não é dinheiro, é a falta de ação de um homem para alugar caminhão, comprar milho e levar para o povo”, criticou.

Em aparte, o deputado Sergio Aguiar (PSB) destacou que o problema da distribuição de grãos é o transporte. “Para desovar a safra de grãos é preciso transporte e não temos transporte”, defendeu.

O deputado Carlomano Marques, salientou que “é preciso fazer tudo de uma vez para vencer a seca”. “É preciso perenizar, fazer a transposição das águas, pensar nas adutoras e muitas outras coisas”, disse.
GM/CG

Veja também

Deputados durante a sessão plenária desta quarta-feira (10/09)
Deputados durante a sessão plenária desta terça-feira (09/09)
Ordem do Dia 09/09/2025

Deputados debatem fortalecimento da cadeia produtiva do leite na ordem do dia

Autor: Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes e Lincoln Vieira
Deputados durante a sessão plenária desta quarta-feira (03/09)
Ordem do Dia 03/09/2025

Julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro foi um dos temas discutidos em pronunciamentos

Autor: Lincoln Vieira, Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia e Narla Lopes