Ordem do Dia

Mirian Sobreira defende direitos de população LGBT no Ceará

Por ALECE
17/05/2013 16:20 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Mirian Sobreira (PSB) - Foto: Paulo Rocha

A deputada Mirian Sobreira (PSB) defendeu, nesta sexta-feira (17/05), durante o tempo de liderança da sessão plenária, os direitos humanos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. De acordo com a parlamentar, o Brasil ainda é um país contraditório nesta questão. “No Brasil, a cada três dias, um homossexual é barbaramente assassinado, vítima da homofobia”, declarou.

Ela citou o relatório da Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República, com dados de 2011, mostrando que no Ceará as violações contra a população LGBT alcançam 476 denúncias (num universo de 100 mil habitantes). “Esses crimes não podem ser considerados crimes comuns. São crimes com grandes requintes de crueldades”, disse. Mirian Sobreira exemplificou a violência com o caso do professor Luiz Palhano de Loiola, de Crateús, assassinado em maio de 2010 com mais de vinte facadas.

Para a deputada, a realidade requer que gestores de políticas públicas, de academias, do Legislativo, do Executivo e do Judiciário passem a realizar ações específicas no intuito de erradicar a homofobia, e contribuir para o resgate da cidadania de uma população que, segundo dados do IBGE, somam cerca de 18 milhões de brasileiros. Ela ressaltou que o Governo não tem se acovardado na defesa desta população. “Fomos o primeiro Governo no âmbito estadual que teve a coragem de criar uma Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT com dotação orçamentária específica para a realização de várias ações que visem o enfrentamento da homofobia”, afirmou.

Mirian Sobreiro também relatou que o governo municipal, por meio da Coordenadoria Municipal de Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza, que tem a frente Andrea Rossati, está implementando ações como palestras, oficinas temáticas e capacitações para servidores municipais. A deputada comunicou que nesta sexta-feira (17/05) será realizado o "Seminário que tem como tema Criminalização da Homofobia, Religião e Educação", no auditório Murilo Aguiar da Assembléia .
HS/CG

Veja também

Deputados durante a sessão plenária desta quarta-feira (10/09)
Deputados durante a sessão plenária desta terça-feira (09/09)
Ordem do Dia 09/09/2025

Deputados debatem fortalecimento da cadeia produtiva do leite na ordem do dia

Autor: Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes e Lincoln Vieira
Deputados durante a sessão plenária desta quarta-feira (03/09)
Ordem do Dia 03/09/2025

Julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro foi um dos temas discutidos em pronunciamentos

Autor: Lincoln Vieira, Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia e Narla Lopes