Paulo Facó registra os 183 anos de Antônio Conselheiro
Por ALECE13/03/2013 17:06 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

Durante o tempo de liderança da sessão plenária desta quarta-feira (13/03), o deputado Paulo Facó (PTdoB) destacou o 183º aniversário de Antônio Vicente Mendes Maciel, celebrado hoje, e contou um pouco da trajetória de vida do beato. “Conhecido como Antônio Conselheiro, devido aos conselhos e ensinamentos ao povo mais humilde, o líder religioso arrebanhou um número crescente de seguidores, que o acompanhavam em suas andanças”, lembrou Facó.
Nascido no município cearense de Quixeramobim, Conselheiro começou como andarilho depois de suposta traição de sua mulher, que fugira com outro homem, conforme explica Facó. “Profundamente abalado, começaria a vagar sem destino pelo interior do Ceará e de outros estados do Nordeste.
Além de trabalhos como pedreiro e construtor, que o ajudaram a sobreviver em tempos difíceis, Paulo Facó ressalta que as pregações do Padre Ibiapina, que andava pelos sertões realizando obras de caridade, influenciaram Antônio Conselheiro. “Ele passaria a estudar o evangelho e a divulgar seus ensinamentos ao povo humilde, ouvindo também os problemas dos fieis e fazendo aconselhamentos”, acrescentou Facó.
No entanto, conforme aponta o deputado, à medida que seus seguidores aumentavam, surgiam também inimigos, que se sentiam prejudicados. “Os padres o viam como uma ameaça e condenavam as pregações de um leigo. Os latifundiários viam muitos de seus empregados nas fazendas abandonarem tudo para seguir Antônio Conselheiro”, recordou o parlamentar.
Anos após ter fundado o Arraial do Bom Jesus, Conselheiro estabeleceu-se às margens do rio Vaza-Barris, no norte da Bahia, conhecida como Canudos, onde, mais tarde, ocorreria a Guerra de Canudos.
“Na verdade, a revolta de Conselheiro não era por uma mudança na estrutura social do Nordeste, era, antes de tudo, uma espécie de fuga de uma situação miserável na qual o sertanejo se encontrava”, finalizou o parlamentar. Em aparte, o deputado Antonio Carlos também enalteceu a trajetória de Antonio Conselheiro.
RW/AT
Veja também

Parlamentares abordam acesso a moradia, segurança pública e jornada de trabalho em pronunciamentos
Autor: Lincoln Vieira, Guilherme de Andrade e Gleydson Silva.
Deputados debatem fortalecimento da cadeia produtiva do leite na ordem do dia
Autor: Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes e Lincoln Vieira