Renato Roseno comenta importância do Dia do Orgulho LGBT
Por ALECE28/06/2017 16:17 | Atualizado há 11 meses
Compartilhe esta notícia:
O deputado Renato Roseno (PMDB) ressaltou a celebração nesta quarta-feira (28/06) do Dia internacional do Orgulho LGBT. Segundo ele, em pronunciamento nas explicações pessoais da sessão plenária desta quarta, a homenagem é referente aos levantes de Stonewall Inn (EUA) em 1969.
De acordo com o deputado, o Dia do Orgulho LGBT se transformou um ato político contra o preconceito e discriminação. Ele lembrou ainda que há ainda 38 países que consideram crime a homossexualidade. “No Brasil acontece pelo menos um assassinato de LGBT a cada 25 horas pela orientação sexual desses seres humanos”, lamentou.
Renato Roseno comparou a homofobia ao racismo e ao machismo. “A homofobia é violenta e mata. São muitas pessoas que vivem sob o manto da vergonha e que são alvos de preconceito e violência”, avaliou.
Para o deputado, é inconcebível que ainda vivamos expressões de intolerância e ódio contra a comunidade LGBT. “Há muitas vozes que se unem para incitar violência. Por isso, as paradas são importantes como atos políticos e que reivindicam políticas de cidadania”, defendeu. Renato Roseno informou ainda ter apresentado projeto de lei para assegurar aos transexuais o direito à utilização do nome social.
JS/GS
Veja também