Ordem do Dia

Renato Roseno defende serenidade para enfrentar o atual momento político

Por ALECE
17/03/2016 18:48 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Renato Roseno (PSOL) Dep. Renato Roseno (PSOL) - Foto: Júnior Pio

O deputado Renato Roseno (Psol) comentou, durante o tempo de liderança da sessão plenária desta quinta-feira (17/03), o atual momento político do Brasil. O parlamentar fez um apelo para que as duas forças que estão polarizando as disputas políticas tenham serenidade para defender posições sem resvalar para o campo da intolerância, da arbitrariedade, da histeria coletiva. "Queremos que todos os envolvidos em mal feitos no País sejam investigados dentro do processo democrático de direito", afirmou.

Renato Roseno disse que, se amanhã o governo da presidente Dilma Rousseff tiver algum impedimento, o governo de Michel Temer não será diferente do que é hoje. Para ele, o Brasil tem que pensar em uma saída para o atual momento. Para o parlamentar, essa saída tem que ser construída pela democracia, pelo diálogo. "O vale-tudo na política só vai nos levar para uma terrível condição social", ponderou.

O deputado lembrou que o Brasil viveu polarizado em momentos do século XX: a Revolução de 30, o governo de Getúlio Vargas, o governo Jânio Quadros, a posse e afastamento do presidente João Goulart e a instauração da Ditadura Militar com tortura, morte e corrupção.

Renato Roseno frisou que, neste momento, a figura pública não deve incitar a violência, porque a política é uma guerra por outros meios, na defesa de pontos de vista e de posições pelo diálogo, e que "não podemos trazer a guerra para a política".

Ele afirmou que hoje tem o direito de chegar na tribuna, defender e divulgar as suas convicções porque outros permitiram isso. E defendeu novamente a serenidade contra a hostilidade, contra a intolerância, que beira a irracionalidade porque, segundo ele, o momento que se avizinha não é de saída da crise, porque a "crise ainda vai se aprofundar e os próximos meses serão muito difíceis", concluiu.  

WR/GS

Veja também

Deputados elogiam gestores e destacam projetos em tramitação
Ordem do Dia 21/05/2026

Deputados elogiam gestores e destacam projetos em tramitação

Autor: Guilherme de Andrade, Ricardo Garcia, Luciana Meneses e Narla Lopes
Deputados cobram melhorias para saúde, transporte de pacientes e recursos de emendas
Ordem do Dia 20/05/2026

Deputados cobram melhorias para saúde, transporte de pacientes e recursos de emendas

Autor: Guilherme de Andrade, Luciana Meneses, Narla Lopes, Odara Creston e Ricardo Garcia
Deputados debatem déficit no Corpo de Bombeiros e violência política de gênero
Ordem do Dia 19/05/2026

Deputados debatem déficit no Corpo de Bombeiros e violência política de gênero

Autor: Odara Creston, Guilherme de Andrade e Ricardo Garcia