TODAS AS PUBLICAÇÕES DAS EDIÇÕES INESP
COMPOSTAGEM DOMÉSTICA - MANUAL DE PRODUÇÃO - CÉLULA DE SUSTENTABILIDADE E GESTÃO AMBIENTAL - EDIÇÕES INESP - ALECE
Data 11/04/2025
Downloads 58
Tamanho do Arquivo 84.77 MB
A Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) tem a satisfação de apresentar este Manual. A compostagem doméstica é uma ação de grande importância, pois permite a transformação de resíduos orgânicos em adubo natural, reduzindo a quantidade de lixo enviado aos aterros sanitários e diminuindo a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, a prática da compostagem contribui para a fertilidade do solo, promovendo uma agricultura mais sustentável e saudável. Este manual foi elaborado com o objetivo de orientar e incentivar a população a adotar a compostagem em suas residências, proporcionando um guia prático e acessível para todos. Acreditamos que pequenas ações, quando multiplicadas, podem gerar grandes impactos positivos no meio ambiente.
LAUDAMUS VOS - HOMENAGENS A AMIGOS E COLEGAS - MARCELO GURGEL CARLOS DA SILVA - EDIÇÕES INESP - ALECE
Data 03/04/2025
Downloads 134
Tamanho do Arquivo 19.98 MB
Em 2008, sob a chancela da Editora da Uece, foi lançado o livro “Em louvor: aos homens e às suas idéias”, fruto do interesse de se reunir em uma coletânea vários textos de nossa autoria, tendo em comum a palavra de louvor, aos homens e às suas ideias; meia dúzia dos retratados estavam umbilicalmente conectados à Academia Cearense de Medicina.Em 2019, se deu à estampa uma segunda obra “Cum laude: aos homens e seus feitos”. Nela, excetuando três dos biografados, quase todos são ou foram pessoas do relacionamento direto e pessoal do autor (M.G.C.S.), pinçados pela conexão que possuíam com o Ceará, por nascimento e/ou por campo de atuação profissional e intelectual.
PLANEJAMENTO PÚBLICO - DE GETÚLIO A JK - 2ª EDIÇÃO - ALBERTO TEIXEIRA - EDIÇÕES INESP - ALECE
Data 01/04/2025
Downloads 80
Tamanho do Arquivo 5.76 MB
A avaliação dos governos costuma ser feita a posteriori seu tempo de mandato. Um dos seus critérios é a aprovação popular via nova eleição. Democraticamente, são substituídos governantes que não corresponderam à confiança dos cidadãos. Por que determinados planos de governo não se completam, embora tenham sido importantes para a chegada ao poder? Muitas vezes as explicações ficam na rama do problema: azar, marketing malfeito, traições etc. É preciso aprofundar o nosso conhecimento sobre a efetividade dos governos. O Clube de Roma resolveu enfrentar a questão, encarregando Yehezkel Dror(*), professor de ciências políticas e administração pública na Universidade Hebréia de Jerusalém de redigir um inf orme sobre “a capacidade de governar”, em face das grandes transformações que caracterizam esta época. Afinal devemos continuar engatinhando, quando se trata de bem gerir a coisa pública? A exemplo das crianças que aprendem na prática, devemos aprender a governar, governando, pagando por nossos erros a população que confiou em nossos planos?Não é esta a nossa proposição. É preciso aprender a governar, com menor custo social, e uma das maneiras é aprender com as experiências que deram certo.
JACUNDÁ - UM PLANO URBANO - GABRIEL GARCIA B. AZEVEDO - EDIÇÕES INESP - ALECE
Data 01/04/2025
Downloads 189
Tamanho do Arquivo 21.06 MB
Alcançar o estado de bem-estar coletivo é um ideal que, por vezes, distancia-se da realidade dos grandes centros urbanos de todo o país. A ocupação dos seus territórios e a circulação de suas populações, naturalmente, geram conflitos econômicos, sociais e ambientais. As universidades colaboram na busca de resolução para os embates citadinos por meio de seus projetos de extensão, da pesquisa interdisciplinar e da expansão de conhecimentos científicos.Este livro é resultado do trabalho de conclusão de curso, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), do arquiteto urbanista Gabriel Garcia B. Azevedo e apresenta a realidade de Jacundá, enquanto localidade de Aquiraz, suas potencialidades e os imbróglios do crescimento espraiado. No livro, o planejamento urbano mostra-se como a melhor forma de cuidar das comunidades, valorizando suas dinâmicas, garantindo o acesso a serviços de moradia, locomoção, lazer entre outros necessários a toda a população.
UMA VIDA - ATOS, FATOS E RELATOS - ANTONIO ELBANO CAMBRAIA - EDIÇÕES INESP - ALECE
Data 01/04/2025
Downloads 77
Tamanho do Arquivo 85.39 MB
Indispensável fonte de pesquisa histórica, política e social, as biografias ajudam-nos a entender o comportamento das gerações humanas ao longo do tempo: os valores éticos, o movimento dos grupos familiares e sua influência na construção da sociedade. Além disso, sacia a necessidade de sabermos de onde viemos, nos dando possibilidades de direção para nosso futuro, enquanto sociedade.Antônio Elbano Cambraia foi um Ilustre representante do povo cearense. Filho de Senador Pompeu, foi considerado pela mídia, por diversas vezes, um dos melhores prefeitos do Brasil. Como deputado federal, dedicou-se por dois mandatos às atividades de legislar e fiscalizar. Agora, sua história está registrada em livro.
O LADO ESQUERDO DO RIO - 2ª EDIÇÃO - HERBERT ROCHA - EDIÇÕES INESP - ALECE
Data 01/04/2025
Downloads 101
Tamanho do Arquivo 7.50 MB
A organização e a expansão do espaço urbano de Sobral, bem como sua evolução, tiveram início às margens do rio Acaraú e abarcaram aspectos sociais, econômicos, políticos, urbanísticos e arquitetônicos. A influência que a cidade sofreu de Fortaleza; sua passagem pelos ciclosdo couro e do algodão; a realização de atividades religiosas, educacionais e culturais; seu processo de decadência e de restabelecimento, ligado a um momento de preservação de seus patrimônios, construíram um caminho que precisa ser entendido.Esta edição do livro publicado pela primeira vez em 2003 traz novas e importantes informações que, entre outras, apontam a hipóteses sobre a toponímia municipal, o ajustamento de desenhos de plantas, assim como a importância da população negra na configuração espacial da cidade.
VIOLÊNCIA POLÍTICA DE GÊNERO NO BRASIL E NO CEARÁ - EDIÇÕES INESP - ALECE
Data 28/03/2025
Downloads 402
Tamanho do Arquivo 41.13 MB
Violência política de gênero é toda ação, conduta ou omissão, dirigida contra uma mulher, com a finalidade de impedir, obstaculizar ou restringir seus direitos políticos. Ou seja, são atos que buscam excluir as mulheres do espaço político, dificultar seu acesso a cargos eletivos ou forçá-las a tomar decisões contra sua vontade, pelo fato de serem mulheres.Essa violência pode se manifestar ao longo de todo o ciclo da participação política feminina: no período em que são pré-candidatas ou candidatas, durante o exercício do mandato eletivo e até mesmo dentro dos partidos políticos ou em ambientes institucionais.
LITERATURA NO CEARÁ - EDIÇÃO REVISADA - AÍLA SAMPAIO - EDIÇÕES INESP - ALECE
Data 28/03/2025
Downloads 105
Tamanho do Arquivo 3.87 MB
Literatura no Ceará é um livro sem amarras, mesclado de contextos literários. Hábil, cita e reafirma. A contento, não é ligeira nem longa sua leitura. Aliás, ler as palavras de Aíla, neste e nos outros livros de sua autoria, é percebê-las com sonoridades. Literatura no Ceará fornece-nos um estuário histórico de seus criadores, absorvidos em travessias literárias, encontros esporádicos e reuniões reais e virtuais.
A DITADURA MILITAR NO CEARÁ - UM BALANÇO HISTORIOGRÁFICO (1964-2024) - ORGANIZADORES - ANA RITA FONTELES DUARTE, VALDERIZA ALMEIDA MENEZES E THIAGO DE SALES SILVA - EDIÇÕES INESP - EDIÇÕES INESP - ALECE
Data 28/03/2025
Downloads 339
Tamanho do Arquivo 5.53 MB
Refletir sobre a política e sobre os impactos da ditadura militar em nossa história coletiva é essencial para o desenvolvimento social e humano,sendo um desafio que todos os cidadãos devem enfrentar para a defesa inegociável da nossa democracia. Assim, a Assembleia Legislativado Estado do Ceará (Alece) busca contribuir com a publicação de obras que forneçam elementos para a compreensão dos fenômenos sociais.Este livro apresenta uma robusta contribuição sobre a história da ditadura civil-militar no Ceará e, por conseguinte, do Brasil, colaborandopara que as novas gerações não mais permitam que se repitam atos de tamanha gravidade contra a nossa democracia. A obra, com seu rigor científico, colabora para dar visibilidade e difundir as histórias de repressão e resistência durante a Ditadura Militar e para a construção de uma política estadual de preservação da memória.
EXPLOSÕES CONSERVADORAS: ATENTADOS DE EXTREMA-DIREITA NA ABERTURA DA DITADURA CIVIL-MILITAR (1980-82) - AIRTON DE FARIAS - EDIÇÕES INESP - ALECE
Data 28/03/2025
Downloads 194
Tamanho do Arquivo 7.21 MB
O escritor Airton de Farias vem apresentando à sociedade uma robusta contribuição para a história da ditadura civil-militar e, por conseguinte, para a história do país. Aqui, colabora para que as novas gerações entendam o contexto dos atentados de extrema-direita, não permitindo que se repitam atos de tamanha gravidade contra a nossa democracia.Este livro, resultado do pós-doutorado do autor na Universidade Federal do Ceará (UFC), trata, com rigor científico, de atos extremistas causados por grupos conservadores que impactaram, à época. Nele, o esquecimento e os silêncios encontram um contrapeso potente.