Oradores

Guilherme Bismarck defende eleições gerais e prorrogação de mandato

Por Narla Lopes
05/03/2024 12:02 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Deputado Guilherme Bismarck (PDT) - Foto: Junior Pio

No primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizada nesta terça-feira (05/03), o deputado Guilherme Bismarck (PDT) abordou a reforma política no Brasil, discussão que está em pauta no Congresso Nacional. 

Durante seu pronunciamento, o deputado defendeu alongar mandatos para coincidirem as eleições para prefeitos, governadores, deputados, senadores, vereadores e presidente; acabar com a reeleição; rediscutir o financiamento público de campanhas e adotar o voto distrital. 

“Temos eleição ano sim e ano não. Isso vai causando tensionamentos. Todo momento as bases, principalmente no interior, ficam tensionadas pela questão da eleição”, pontuou. 

O deputado mencionou ainda que a situação que sempre ocorre em ano pré-eleitoral acaba gerando inúmeros problemas, como a cassação de prefeitos pelas câmaras municipais e ações judiciais “tentando derrubar o prefeito”. 

“Diante desse problema, defendo emendar eleições ou fazer como nos Estados Unidos: em um ano se faz eleição geral e no outro já se elege o Parlamento, logo depois do presidente recém-eleito”, disse. 

Em aparte, o deputado Moésio Loiola (Progressistas) citou o entra e sai de prefeitos que enfrentam processos na Justiça, o que para ele “prejudica qualquer município”. 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também