Oradores

Larissa Gaspar aponta violência como pauta a ser enfrentada pelas mulheres

Por Ricardo Garcia
07/03/2024 11:59 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Deputada Larissa Gaspar (PT) - Foto: Junior Pio

A deputada Larissa Gaspar (PT) celebrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (07/03), as conquistas alcançadas pelas mulheres ao longo das últimas décadas, graças às lutas de várias gerações.

Apesar do que foi conquistado nos últimos anos, em diferentes áreas, como a educação, o trabalho e a política, segundo a parlamentar, uma reflexão profunda ainda é necessária sobre o que é possível avançar.

“É importante reconhecer as conquistas, mas refletir sobre as diferenças que ainda encontramos em todos os ambientes. A violência doméstica, por exemplo, é uma pauta a ser enfrentada”, apontou Larissa Gaspar.

De acordo com ela, mesmo com uma das legislações mais reconhecidas do mundo no que diz respeito ao tema, que é a Lei Maria da Penha, o Brasil é o quinto país do mundo com mais registros de mulheres assassinadas. “A violência doméstica nos afasta dos espaços de poder e fere os nossos direitos sexuais e reprodutivos, exigindo dos governos, em todos os níveis, um comprometimento com a efetividade de políticas que garantam uma vida digna e sem violência a nós mulheres”, ressaltou.

A deputada defendeu mais políticas públicas que garantam a segurança e a vida das mulheres. “A violência afeta a vida das mulheres em várias dimensões. Nós temos a violência política de gênero, fazendo com que tenhamos que sofrer com a tentativa de deslegitimação da nossa atuação política”, assinalou.

Larissa Gaspar comentou ainda sobre a necessidade de se debater a participação feminina na política. “Continuamos a ser minoria nos parlamentos de todo o Brasil e não podemos admitir que, depois de enfrentarmos todos os obstáculos para sermos eleitas, ainda sejamos alvos de ataques misóginos quando ocupamos cadeiras de poder”, pontuou.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também