Oradores

Dr. Aloísio defende melhorias em equipamentos de saúde do Cariri

Por Gleydson Silva
12/03/2024 11:54 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Deputado Dr.Aloísio (União) - Foto: Junior Pio

O deputado Dr. Aloísio (União) defendeu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (12/03), mais investimentos para a melhoria no atendimento nas unidades de saúde do Cariri.

O parlamentar ressaltou também que o Cariri conta, atualmente, com três unidades que realizam procedimento de hemodiálise: no Crato, em Juazeiro do Norte e em Barbalha. No entanto, lamentou a redução de procedimentos no Crato, que já chegou a ser “a cidade que mais realizou transplantes renais no interior do Nordeste, superando, inclusive, muitas capitais”. “Infelizmente o Cariri deixou de realizar esses transplantes renais e hoje se submete a filas em Fortaleza”, afirmou. 

Outra demanda da região, conforme Dr. Aloísio, é uma unidade de queimados no Hospital Regional do Cariri. De acordo com ele, a unidade ainda está com alta taxa de ocupação, especialmente com moradores de Juazeiro do Norte. “Nosso hospital regional não é tão regional assim. Cerca de 90% da ocupação é de Juazeiro, o que não o representa como hospital regional”, disse.

As unidades do Cariri carecem também de meios para atender demandas, como diagnósticos e tratamento oncológico, cirurgias de fraturas internas e atendimentos pediátricos específicos. 

Dr. Aloísio destacou ainda a importância da criação de um “porto seco” no Cariri, região que, segundo ele, é estratégica, por estar equidistante da maioria das capitais do Nordeste e vizinha a quatro estados. A medida poderia reduzir os gastos com logística, levando desenvolvimento à região. Outro questionamento do deputado foi quanto ao anel viário do Crato. Segundo ele, a rodovia “está trazendo prejuízo enorme ao Crato”, dificultando o acesso dos caminhões que vêm da rodovia federal.

O deputado Sargento Reginauro (União), em aparte, corroborou com o pronunciamento de Dr. Aloísio e questionou como um estado do tamanho do Ceará pode contar apenas com um centro de queimados, em Fortaleza.

Já os deputados Alcides Fernandes (PL) e Lucílvio Girão (Progressistas) parabenizaram o pronunciamento de Dr. Aloísio e ressaltaram a importância dos investimentos em saúde pública. 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também