Oradores

Leonardo Pinheiro ressalta importância do projeto Malha D’água para o Ceará

Por Gleydson Silva
11/04/2024 12:00 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) - Foto: Paulo Rocha

O deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (11/04), a importância do projeto Malha D’água, do Governo do Estado, que visa garantir a segurança hídrica para o consumo humano em todas as sedes de municípios cearenses. 

De acordo com o parlamentar, o sistema deve ser composto por tubulações, reduzindo a perda da água por evaporação e os desperdícios. “Esse projeto pega os principais reservatórios, coloca uma estação de ultrafiltragem e de lá você leva água, por sistema fechado de tubulação, para os distritos e municípios da redondeza”, explicou.

Leonardo Pinheiro afirmou que a primeira etapa do Malha D’água, do Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central –, vai levar água para os municípios de Banabuíu, Jaguaretama e Solonópole, por meio de um sistema com quase 700 km de extensão, que fornecerá água tratada para nove sedes municipais e 38 sedes distritais.

“São cerca de 300 km das adutoras principais e quase 400 km dos ramais adutores para os municípios. Um projeto revolucionário, que levará água tratada, de boa qualidade, para praticamente todas as comunidades do Ceará. Isso trará um impacto muito grande na garantia hídrica ao povo que vive no interior”, pontuou o parlamentar.

Obras hídricas desse porte impactam diretamente a vida e o desenvolvimento do semiárido, conforme o deputado. Ele lembrou que, graças a diversas obras do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a região cresceu.

“Só no semiárido, existem hoje mais de 20 milhões de pessoas. O semiárido mais habitado do mundo é o nordestino, o semiárido brasileiro. E, ao longo dos anos, foram feitas obras que nos deram garantias. Se não continuasse esse investimento, haveria um grande êxodo para as zonas urbanas”, observou o deputado.

O deputado Almir Bié (Progressistas), em aparte, destacou a importância do Malha D’água para os municípios do sertão cearense, que, historicamente, sofrem com as secas. O parlamentar lembra que, apesar das boas chuvas no Ceará, a seca é uma realidade que não pode ser esquecida. “A seca sempre existiu e sempre vai existir. É preciso fazer sempre um trabalho de prevenção. Que o Governo do Estado consiga recursos com a União para tocar todos esses projetos em prol dos sertanejos”, almejou.

Edição: Lusiana Freire

Veja também