Oradores

Guilherme Bismarck ressalta início de obra hídrica em Aracati

Por Ricardo Garcia
11/04/2024 12:38 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Guilherme Bismarck (PDT) - Foto: Paulo Rocha

O deputado Guilherme Bismarck (PDT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (11/04), o início das obras que vão levar água do Canal do Trabalhador e da Barragem Itaiçaba no Rio Jaguaribe para abastecer as lagoas do município de Aracati.

Segundo o parlamentar, a ação, articulada pela Prefeitura de Aracati em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) do Estado, contempla 2 km de extensão e vai beneficiar uma região de cinco a seis mil pessoas.

“É uma obra que vai encher as lagoas da região, como Junco, Pedras e principalmente Santa Tereza, levando água para consumo humano e animal. É a água chegando mais perto da casa das pessoas. É o início de uma obra tão esperada por milhares de famílias”, salientou Guilherme Bismarck.

Ele também abordou a entrega, na manhã desta quinta-feira, por parte do Governo do Estado, do primeiro lote do programa Vale Gás Social em 2024 para os 184 municípios cearenses. De acordo com o deputado, vão ser beneficiadas 208.474 famílias em situação de extrema vulnerabilidade social, além de 324 cozinhas sociais e entidades credenciadas no programa Mais Nutrição.

“São ações que chegam de fato na vida das pessoas, tirando das costas dessas pessoas a necessidade de comprar gás. É um programa muito bem-vindo, que salvou muita gente na época da pandemia e que depois continuou”, assinalou.

Guilherme Bismarck anunciou ainda que apresentou pedido à Mesa Diretora da Casa solicitando um aumento de tempo de fala para as deputadas da Casa no primeiro expediente das sessões plenárias. “A partir de um estudo que fiz em relação a tempos destinados às mulheres nesta Casa até a semana passada, observei que elas só utilizaram de 5% a 6% dos tempos. O meu pedido é que a Mesa Diretora reserve 30% do tempo do primeiro expediente para as falas das deputadas”, explanou.

Em aparte, a deputada Larissa Gaspar (PT) anunciou um acordo entre a categoria de servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), que estão em greve, e o Governo do Estado. “Foi pactuado com o Governo do Estado que vão ser asseguradas melhorias para a categoria e a greve está suspensa. Fico feliz que conseguimos chegar a um avanço que vai trazer benefícios e melhorias concretas para esses profissionais”, pontuou a parlamentar.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também