Oradores

Dra. Silvana sugere implantação do Sistema Lean de eficiência em todos os hospitais do Ceará

Por Gleydson Silva
22/05/2024 11:12 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputada Dra. Silvana (PL) - Foto: Junior Pio

A deputada Dra. Silvana (PL) sugeriu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (22/05), a implantação do Sistema Lean de eficiência em todos os hospitais públicos do Ceará. Para isso, ela afirmou que apresentará um projeto na Casa e convidou os demais deputados para a elaboração da proposta.

De acordo com a parlamentar, que integra a Comissão de Previdência Social e Saúde da Alece, a sua assessoria já começou a trabalhar no projeto, mas quer que a proposta “seja feita a muitas mãos”. O intuito é “adequar para que o Sistema Lean seja obrigatório em todo hospital público, com um sistema de cobrança e acompanhamento”.

“Aí iremos estudar uma punição para a ineficiência ou uma produtividade para a eficiência. Claro que é muito mais simpático apresentar a produtividade por eficiência. Se a equipe que assiste o paciente tiver uma produtividade por eficiência, você vai ver como o paciente vai passar menos tempo internado, os custos com curativos e exames dele, com certeza, serão feitos com maior eficiência”, explicou a parlamentar.

Dra. Silvana chamou a atenção para a necessidade da manutenção do modelo Lean nas unidades estaduais, algo que não tem visto em suas visitas aos hospitais, exceto o Hospital Geral de Fortaleza. “Quando você entrega o dinheiro da saúde e deixa acontecer do jeito que der, pode ter certeza que esse paciente vai ficar muito mais tempo internado”, salientou. 

Na avaliação da deputada, muitos pacientes passam mais tempo internados do que o necessário, acarretando mais custos, mais lotação e redução na eficiência e qualidade do serviço que é prestado. “Há pacientes que poderiam estar em casa, sendo assistidos e cuidados por familiares ou até em outra unidade de saúde. Temos que ver o que está acontecendo com o dinheiro que vai para a saúde, pois há um desperdício e ineficiência”, observou.

O deputado Antônio Henrique (PDT), em aparte, salientou que a realidade da saúde do Estado não segue parâmetros básicos, o que contribui para um cenário de ineficiência. Como exemplo, ele citou que muitas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão atuando como hospitais, com pacientes internados por muitos dias, algo que não deveria acontecer. “O que vemos é que nas UPAs os pacientes entram e permanecem lá internados. Isso não poderia acontecer. Deveriam, de imediato, transferir para um hospital, pois o caso deveria ser tratado em uma unidade maior”, disse.

Já o deputado Dr. Aloísio (União) corroborou com a importância de um programa como o modelo Lean, que vise à eficiência nos hospitais. Ele destacou ainda a necessidade de maior acompanhamento das internações nas unidades hospitalares e o uso consciente dos insumos. “É preciso expor também os hospitais que têm uma ‘péssima excelência em gestão’ e ao mesmo tempo mostrar aqueles que têm ‘bons indicadores de excelência em gestão’, para esses terem, inclusive, uma melhor remuneração”, sugeriu.

Edição: Lusiana Freire

Veja também